“5 entrevistas, 5 dias”: Medicina, História, Tecnologia, Música e Alimentação
Na nossa redacção passamos grande parte dos nossos dias a partilhar e a debater pontos de vista, através de notícias, crónicas ou entrevistas. Por esse motivo criámos esta rubrica semanal com o mote “5 entrevistas, 5 dias”, onde partilhamos algumas entrevistas de outros meios de comunicação social que achamos interessantes por algum motivo.
Nesta primeira escolha os temas em destaque são: Medicina, História, Tecnologia, Música e Alimentação. E recolhemos entrevistas do jornal Público, Expresso, Diário de Notícias e El País Brasil.
Ben Goldacre sobre as terapias alternativas: “Regular o charlatanismo é ridículo”
“Médico e investigador na Universidade de Oxford, Ben Goldacre é um campeão no debate público pela defesa da integridade científica. Tem-se dedicado a escrever sobre ciência da treta e a má conduta científica da indústria farmacêutica.”, entrevista (clica aqui) de David Marçal para o jornal Público.
Sandrine Kott: “É ilusório pensar que o Estado-nação constitui um casulo protector contra a globalização”
“Sandrine Kott é professora de História Europeia Contemporânea na Universidade de Genebra e é uma das mais reputadas especialistas na história do Estado social e das relações de trabalho na Europa.”, entrevista (clica aqui) de Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro para o jornal Público.
Adrian Lovett: “Temos que aplicar a declaração universal dos direitos humanos ao universo digital”
“O presidente e diretor executivo da World Wide Web Foundation explica os motivos que levaram a organização fundada por Tim Berners-Lee a lançar um acordo entre governos, empresas e cidadãos para uma internet livre e aberta. Notícias falsas, questões de privacidade, discurso de ódio e assédio online são alguns exemplos que mostram porque é preciso consertar a internet. Além disso, “não nos podemos esquecer que metade do mundo ainda não está online”, realça Adrian Lovett”, entrevista (clica aqui) de Maria João Bourbon.
Rui Massena: “Agrada-me que alguém cozinhe a ouvir o meu disco”
“Maestro portuense tem novo álbum, que apresenta uma incursão no mundo da electrónica à descoberta de novos sons. “É um avanço na minha identidade como compositor”, diz o músico para quem “o optimismo está acima de qualquer ideologia”, entrevista (clica aqui) de Rui Frias no Diário de Notícias.
Bernhard Url: “Os [Alimentos] orgânicos não são nem mais seguros nem mais nutritivos”
“O director da Agência Europeia de Segurança Alimentar alerta para a diferença entre os riscos reais desses alimentos e os que são percebidos pelos consumidores”, entrevista (clica aqui) de Nuño Domínguez no El País Brasil.