5 faculdades portuguesas acolhem a 2.ª semana universitária dos refugiados
Numa altura em que urgem respostas para uma das maiores crises humanitárias que conhecemos, em que se contabilizam mais de 65 milhões de refugiados em todo o Mundo, e num tempo em que tendemos a perguntar “o que podemos fazer?” surge o ciclo de conferências, “2.ª Semana Universitária dos Refugiados“, de 7 a 11 de Maio.
Este projecto surgiu o ano passado, no seguimento de um período de voluntariado em Lesbos e consiste num ciclo de conferências cujo tema, como o nome indica, são os refugiados. É uma semana de conferências, cada dia uma faculdade diferente com oradores diferentes, e que pretende aproximar este tema dos jovens e enfatizar qual pode ser o nosso papel nesta crise.
As conferências têm um carácter descontraído, moderadas por pessoas ligadas à comunicação social e que contam, entre outros, com as participações de Pedro Calado, Alto Comissário para as Migrações, Rui Marques, fundador da PAR, Gustavo Carona, médico e autor do Livro “1001 Cartas para Mosul” ou Ana Sofia Gonçalves, artista plástica e voluntária num campo de refugiados, assim como de um representante dos Capacetes Brancos (ONG Síria) ao longo de toda a semana.