Raquel André apresenta-se em Cincinnati, Portland e Nova Iorque
A artista Raquel André faz 5 apresentações do espectáculo e uma exposição de Colecção de Amantes, e 1 conferência e 2 residências de criação do seu novo projeto Colecção de Artistas, durante um mês de digressão nos Estados Unidos.
2018 é o ano de internacionalização do trabalho da artista e colecionadora de pessoas Raquel André. Depois de uma temporada de um mês em três cidades da Noruega, a artista faz uma digressão pelos Estados Unidos, dando continuação à sua tetralogia Colecção de Pessoas que transforma em espectáculos, livros, teleteatros, exposições, conferências e outros formatos.
Nos Estados Unidos, Raquel André apresenta o atual momento do espectáculo Colecção de Amantes a 6 e 7 Setembro, no âmbito da bienal de fotografia FotoFocus, no Cincinnati Contemporary Arts Center. Antes, a 5 de Setembro e no mesmo lugar, a artista inaugura uma exposição de fotografias com os primeiros 167 amantes da sua colecção. Já a 13, 14 e 15 Setembro, Colecção de Amantes é apresentado na programação do TBa Festival, do Portland Institute of Contemporary Art.
Mas não é tudo. A 20 de Setembro, a artista apresenta uma conferência da Colecção de Artistas, no Chocolate Theatre Factory, em Nova Iorque, abrindo uma janela para a sua nova criação 2019, depois de duas semanas de residência artística e encontros com artistas de Cincinnati e Nova Iorque.
A digressão da Colecção de Pessoas de Raquel André tem o apoio à Internacionalização do Governo de Portugal/ DGArtes e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Raquel André é uma artista associada desde 2017 da rede apap-Performing Europe 2020—projeto co-fundado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Raquel André colecciona coisas raras. Em 2015, iniciou o projeto Colecção de Pessoas que inclui 4 colecções: Colecção de Amantes, Colecção de Coleccionadores, Colecção de Artistas e Colecção de Espectadores. Colecção de Amantes estreou em Lisboa em 2015 no Teatro Nacional D. Maria II. Desde então passou por várias cidades do mundo, já colecionou 167 amantes (até Julho 2018), pessoas de todas as nacionalidades, géneros e idades, que aceitaram encontrar-se com ela num apartamento desconhecido para ambos e, em uma hora, construíram uma intimidade ficcionada, capturada pela memória e por fotografias. A cada cidade por onde viaja coleciona mais amantes, e o espetáculo vai acumulando os novos encontros, e o projeto vai assumindo novos formatos artísticos.
Em Colecção de Artistas, Raquel usa o seu próprio corpo como arquivo, aprendendo e guardando as artes de outros artistas para contar as suas histórias. Ela cria uma coleção que se preocupa com cada artista, e as suas diferentes práticas, disciplinas, perspectivas conceituais e ferramentas de trabalho. Ao colecionar artistas, Raquel navega sobre fronteiras de real e ficção, fantasia e possibilidade, quotidiano e vida artística, procurando colecionar o efémero dos seus múltiplos encontros e transmissões de matéria criativa. Entre 2018 e 2019, Raquel André coleciona artistas em parceria com várias instituições, em várias cidades do mundo: Bergen, Salzburgo, Faro, Varsóvia, Cincinnati, Nova Iorque, Loulé, Berlim, Orléans, Porto, Montemor-o-Novo e Lisboa.
Calendário Completo
5 de Setembro, Inauguração 18h
Colecção de Amantes Exposição
Bienal FotoFocus, Cincinnati Contemporary Arts Center
6 e 7 Setembro, 20h
Colecção de Amantes Espectáculo
Cincinnati Contemporary Arts Center
13, 14 e 15 Setembro, 18h30
Colecção de Amantes Espectáculo
Portland Institute of Contemporary Art
20 de Setembro
Colecção de Artistas Conferência
The Chocolate Theatre Factory