Albuquerque Mendes é o novo artista convidado para ilustrar os rótulos do vinho Esporão
Albuquerque Mendes ilustra as novas colheitas do Esporão Reserva e Private Selection. O artista, que vive e trabalha em Leça da Palmeira, frequentou o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), entre 1970 e 1975, e aí realizou a sua primeira exposição individual, em 1971. Foi pioneiro em Portugal, na década de 70, na realização de performances artísticas e, nas décadas seguintes, ganhou relevância nacional e internacional, em particular no Brasil, através da pintura.
A relação do Esporão com a arte remonta a 1985, ano em que o Esporão lançou o primeiro vinho. Esta iniciativa de convidar um artista todos os anos para enriquecer e personalizar os rótulos de cada colheita Reserva e Private Selection já teve o privilégio de contar com o talento e generosidade de 31 artistas portugueses, 2 angolanos e 1 brasileiro.
O primeiro vinho a sair para o mercado é o Esporão Reserva Branco 2017. As colheitas Esporão Reserva Tinto 2016, Esporão Private Selection Branco 2017 e Tinto 2015 contarão também com os rótulos ilustrados por Albuquerque Mendes, com a colaboração do Estúdio Eduardo Aires.
O Esporão Reserva Branco é um vinho clássico e icónico, produzido com castas típicas do Alentejo – Antão Vaz,
Arinto e Roupeiro – oriundas da Herdade do Esporão. Com um aspecto cristalino, cor palha e reflexos
esverdeados, revela aromas de fruta amarela, toranja e limão, com apontamentos de especiarias. Na boca, a sua
cremosidade, estrutura e volume conjugam-se num excelente equilíbrio e preenchimento pela fruta. O seu final é
prolongado e intenso.