LEME leva o circo contemporâneo a garagens, mercados e um navio em Ílhavo
Pessoas suspensas num navio, jogos de equilíbrio em garagens, um homem que é uma orquestra ambulante, um domador de cordas no mercado municipal e um festival de circo contemporâneo que acaba em festa rija: tudo isto é não só possível, como real, de 29 de novembro a 2 de dezembro, no LEME, o novo festival de circo contemporâneo em Ílhavo.
O festival, organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, em conjunto com a Bússola, reúne seis espetáculos internacionais em estreia nacional, vários espetáculos itinerantes, uma criação em estreia absoluta e muitos momentos de conversa e formação para pensar, em conjunto e em profundidade, o circo contemporâneo em Portugal.
O território ilhavense e a sua dinâmica natural, histórica e cultural estão na base da criação da identidade do LEME, que não só apresenta diferenciadas abordagens criativas, como desafia à criação, à experimentação e ao pensamento crítico.
O festival junta vários artistas, agentes, formadores, formandos e entusiastas da área para conversar sobre o circo contemporâneo, participar nas várias formações ou assistir a espetáculos itinerantes em vários pontos do território, entre Ílhavo e a Gafanha da Nazaré. No roteiro estão os espaços culturais do 23 Milhas, duas garagens em Ílhavo, o Mercado Municipal da Gafanha da Nazaré e o Navio Museu Santo André, que acolhe a criação exclusiva do festival.
Chama do Mar”, da artista Ana Jordão, que se junta a André Imaginário e Vanessa Marques Oliveira, músicos ilhavenses que criaram a banda sonora para o espetáculo e a tocam ao vivo nas suas quatro sessões, tem estreia marcada para o dia 29 de novembro, no Navio Museu Santo André. De resto, pouco sabemos: que é do mar, dos seus perigos e abismos, mas também do céu que se lhe espelha e de que fala o poeta.
Das quase duas dezenas de espetáculos, cinco são pagos – existe um passe geral – e o restante programa é gratuito. O programa completo do LEME está no site ou nas redes sociais do projeto 23 Milhas ou do festival.
Os bilhetes já estão à venda nos espaços culturais do 23 Milhas ou aqui.