Anna Karina vem a Lisboa em Maio
Hoje em dia, Jean-Luc Godard é tido como um dos poucos homens vivos que reinventou o cinema. Na década de 1960, cada novo filme do realizador francês era mais do que uma estreia, era um evento, e ele tornou-se num de vários realizadores elevados ao patamar de génio, conseguindo reunir um consenso quase total entre os cinéfilos como um dos maiores nomes da história da indústria.
Durante o período áureo da carreira de Godard, Anna Karina estabeleceu-se como a sua musa, actriz de eleição e mulher, bem como uma das maiores beldades dos ecrãs e símbolo da nova era do cinema francês. A modelo tornada actriz, no entanto, quando recorda os anos passados a trabalhar e viver com Godard, recorda a liberdade e a diversão em detrimento do fomento intelectual ou o hype das suas obras.
Agora com 78 anos, Anna Karina, vem a Lisboa para acompanhar uma retrospectiva à sua carreira co-organizada pela Cinemateca e pelo festival IndieLisboa.
Esta retrospectiva, que será integralmente na Cinemateca, entre os dias 2 e 11 de Maio, irá apresentar a totalidade dos seus filmes com Godard, Valerio Zurlini, Jacques Rivette, Luchino Visconti, George Cukor, Volker Schlöndorff e Rainer Werner Fassbinder.
Anna Karina irá assim apresentar alguns dos seus filmes e marcará encontro especial com o público.