Novo filme de Quentin tarantino, “Once Upon a Time in Hollywood”, ainda pode estrear no Festival de Cannes
A selecção oficial do Festival de Cannes foi anunciada durante a manhã de hoje (18 de Abril) e há uma mão cheia de surpresas. Por exemplo, os novos filmes de Jim Jarmusch, Ken Loach, Pedro Almodovar, Xavier Dolan ou Terrence Malick fazem parte da programação do 72.º Festival de Cannes.
A imprensa, um pouco por todo o mundo, tem escrito sobre a possibilidade do nono filme de Quentin Tarantino, “Once Upon a Time in Hollywood”, estrear em Cannes, que acontece de entre 14 e 25 de Maio, no entanto, o filme do cineasta norte-americano não faz parte da selecção.
O director artístico de Cannes, Thierry Fremaux, disse aos jornalistas, durante a apresentação do programa do evento, que já viu uma grande parte do filme e que é “magnífico”. A juntar a isto, Fremaux disse ainda que espera que “Once Upon a Time in Hollywood” seja anunciado no festival nas próximas semanas.
Segundo o director de Cannes, o filme ainda está a ser editado: “O filme de Tarantino não está pronto. Foi abusivo e prematuro o anuncio [na imprensa], o que é muito mau porque cria apetite. Deus sabe que queremos o filme em Cannes, mas é um sprint. Espero ter boas notícias em breve, e anunciar a adição de “Once Upon a Time in Hollywood” ao festival”.
Na mesma apresentação do programa do festival, Thierry Fremaux disse também que “Tarantino está a esforçar-se para ter o filme pronto. O realizador quer que seja mostrado em 35mm, então a pós-produção é um pouco mais longa, e ainda está editar o filme. Desejo-lhe coragem para estar pronto e fazer um grande filme – o que eu vi é magnífico.”
A edição deste ano do Festival de Cannes coincide com os 25 anos da estreia de “Pulp Fiction”, de Tarantino, e que aconteceu precisamente no festival francês. O cineasta tem uma longa e boa relação com Cannes e esse é mais um bom motivo para que a estreia de “Once Upon a Time in Hollywood” aconteça na Croisette francesa.
Fremaux afirmou ainda que espera anunciar pelo menos mais um ou dois filmes antes do festival começar em meados de Maio.
Segundo a Variety, o orçamento deste nono filme de Tarantino deve rondar os 100 milhões de dólares, mais ou menos 84 milhões de euros, ou seja, tanto como “Django Unchained”, em 2012. Orçamentos e box office de alguns filmes de Tarantino:
“Reservoir Dogs” (1992)
Orçamento: 1,2 milhões de dólares | Box office: 2,8 milhões de dólares
“Pulp Fiction” (1994)
Orçamento: 8,5 milhões de dólares | Box office: 213,9 milhões de dólares
“Jackie Brown” (1997)
Orçamento: 12 milhões de dólares | Box office: 74,7 milhões de dólares
“Kill Bill: Volume 1” (2003)
Orçamento: 30 milhões de dólares | Box office: 180,9 milhões de dólares
“Kill Bill: Volume 2” (2004)
Orçamento: 30 milhões de dólares | Box office: 152,2 milhões de dólares
“Inglourious Basterds” (2009)
Orçamento: 70 milhões de dólares | Box office: 321,5 milhões de dólares
“Django Unchained” (2012)
Orçamento: 100 milhões de dólares | Box office: 425,4 milhões de dólares
“The Hateful Eight” (2015)
Orçamento: 54 milhões de dólares | Box office: 155,8 milhões de dólares
O argumento de “Once Upon a Time in Hollywood”, que levou cinco anos a escrever, tem como pano de fundo os anos 1969, em Los Angeles. DiCaprio dá vida a Rick Dalton, uma estrela do western televisivo que encontra muitas complicações para fazer a transição para o cinema. Por sua vez, Brad Pitt é Cliff Booth, duplo de Dalton e o seu melhor amigo.
Margot Robbie, Luke Perry (falecido a 4 de Março de 2019), Timothy Olyphant, Dakota Fanning, Al Pacino, Tim Roth, Emile Hirsch e Kurt Russell integram também o elenco.
“Once Upon a Time in Hollywood” estreia nos cinemas portugueses a 9 de Agosto de 2019.