Omie Wise: lançam videoclipe “Make a Knot”
A banda bracarense, Omie Wise, composta por 5 elementos, surge em 2017, com o lançamento do projecto intitulado ‘1808’. Um EP que cruza morfologias entre o folk e texturas bem exploradas do progressivo ao psicadélico. Manifesta um lado mais reflexivo que contrasta com diferentes polaridades entre a hostilidade e a delicadeza, sem nunca esquecer as sonoridades que nos levam para um ambiente próximo da luz e da sombra da vida.
Após o lançamento do EP, em Março de 2017, eis que surge em 2019 um novo projecto da banda bracarense “To Know Thyself” o novo álbum que irá ser lançado também em Setembro deste ano.
Este projecto ao contrário do outro apresenta mais linhas sonoras, e uma melhor fusão entre diferentes instrumentos e voz. “To Know Thyself” surge em diferentes variantes, manifesta um duelo melodramático entre a emoção e as ideias. Tudo passa pelo conflito e pela fragilidade, de podermos sentir quem somos. Em todas as texturas sonoras, temos acesso a uma libertação intima das quinas da consciência.
Ficamos num posto frágil, é neste estado vulnerável que conseguimos absorver toda a viagem musical pela qual passamos.
‘Make a Knot’ é uma música super melódica e melancólica, que começa como um nevoeiro marcante, que fica e cresce como as emoções. Atravessa todas as divisões da casa, e faz passar a sua luz a cada canto de si. Tem uma sonoridade muito especial, que fica no ouvido e no ritmo dos sentidos. Ainda assim é super tocante, e comovente de sentir as notas e as palavras que a voz aveludada nos traz. A ternura introspectiva surge com o som da guitarra portuguesa, que traça uma linha bastante intensa, e que é suavizada pelo acordeão e pelo som idílico das teclas. Delicadamente percorre uma serie de paisagens sonora e cria uma mensagem simultânea de saudade e de sonho.
Durante o videoclip de ‘Make a Knot’, andamos pela sala como se o som viesse da introspecção, continuamos à procura de um lugar cativo. Perto da natureza, no exterior de nós, somos por vezes a solidão daquilo que vai e que fica. Um toque, uma dança, um olhar, por fim nada melhor que bem-estar e esperança.
Atravessamos a dor, transcendemos as inseguranças, ultrapassamos as atmosferas, viajamos para lá do ego e chegamos finalmente ao equilíbrio do ser. ‘Make a Knot’ deixa-nos muito curiosos e expectantes para ouvir na integra todo o álbum.
Banda: Miguel Santos (voz e sintetizadores); Fábio Pinto (guitarra e braguesa); João Machado no (baixo); Eduardo Almeida (piano e sintetizadores) ; José Martins (bateria).