O jazz e electrónica dos The Comet is Coming chega ao Porto e Lisboa
A nave de jazz e electrónica do prodigioso Shabaka Hutchings cruza órbitas com o Porto e com Lisboa já esta semana para apresentar os seus mais recentes dois álbuns, lançados durante este ano. Ainda este mês na programação do Gig Club há Efterklang, com dose dupla em Portugal.
Não é só em concertos que The Comet is Coming dobram doses: com concertos marcados para Porto e Lisboa já no decorrer desta semana, Shabaka Hutchings e companhia trazem dois discos para apresentar pela primeira vez em território português — “Trust in the Lifeforce of the Deep Mistery”, lançado em Março, e “The Afterlife”, lançado no final do passado mês de Setembro.
O trio liderado por Shabaka Hutchings (Sons of Kemet, Shabaka & the Ancestors, ex-Melt Yourself Down) não é só um dos nomes mais vibrantes de múslica electrónica que se pode ouvir por esse mundo fora, com uma sonoridade muito especialmente traçada entre o virtuosismo jazz do saxofonista e os devaneios electrónicos dos seus parceiros — que têm um projecto paralelo chamado Soccer96. The Comet is Coming é um dos principais nomes responsáveis por levar as linguagens complexas do jazz para paragens menos orgânicas e dançáveis, sendo uma parte essencial da revolução a decorrer no reino unido e de onde vêm nomes como Kamaal Williams, Henry Wu, Tenderlonious e Nubya Garcia, e um dos projectos com mais alcance entre as várias incursões afro-futuristas do saxofonista que partilha ascendência étnica com Sun Ra.
The Comet is Coming actuam a 16 de Outubro no Hard Club do Porto, e a 17 de Outubro no Lux de Lisboa. Os bilhetes, disponíveis para todos membros e não-membros do Gig Club, custam €16 e €20 respectivamente.
Já na próxima semana, dá-se o aguardado regresso de Efterklang a Portugal, que têm concertos apontados para 23 e 24 de Outubro, em Lisboa e no Porto.