Robert Pattinson: “O Batman não é um herói, é uma personagem complicada”
Nove anos depois da saga “Twilight” acabar, Robert Pattinson é agora um dos actores mais requisitados de Hollywood e até do mercado cinematográfico europeu. Depois de recentemente ter feito “The Lighthouse”, filme de Robert Eggers com Willem Dafoe, o actor está ainda envolvido em mais projectos; tais como: “Tenet”, de Christopher Nolan, e “The Batman”, de Matt Reeves.
Dirigido por Matt Reeves, “The Batman” terá um elenco composto por Zoë Kravitz, como Catwoman, Paul Dano será o vilão The Riddler e Jeffrey Wright será o comissário Gordon.
Em Novembro de 2018, Pattinson revelou em entrevista ao Allocine que os “blockbusters são muito chatos, como se já os tivesse visto todos anteriormente”. O actor revelou também que se sente mais atraído pelo cinema europeu: “Acho muito difícil escolher filmes puramente americanos. Mas sim, é importante. Isso dá um toque diferente à carreira. Na Europa, a indústria é diferente. É importante para mim que os meus filmes sejam exibidos em festivais europeus.” e que “Adoraria trabalhar com Godard. Mas é muito difícil de chegar até ele! (risos).”
Na mesma entrevista, Pattinson explicou que para já não se via a trabalhar em blockbusters: “Muitas vezes não conhecemos realmente os realizadores desses filmes. Acho os blockbusters são muito chatos, como se já os tivesse visto todos anteriormente. Quando recebo guiões desses filmes é como se todos estivessem a seguir uma fórmula. Isso não me interessa. Mas gostaria que os realizadores com quem trabalhei tivessem mais espectadores. E que o público fosse mais aventureiro.”
Agora, e em entrevista ao The New York Times, o actor explicou que são as nuances da construção da personagem de Bruce Wayne que fazem a diferença:”O Batman não é um herói“, disse Pattinson e questionado sobre ter afirmado, em ocasiões anteriores, que se deveria olhar com cepticismo para actores que gostariam de interpretar super-heróis, a actor disse: “O Batman é uma personagem complicada. Acho que não conseguiria interpretar um herói de verdade. Há sempre algo um pouco de errado. Acho que é porque um dos meus olhos é menor que o outro“, brincou Pattinson.
Ainda em entrevista ao The New York Times, Pattinson disse que gosta do trabalho do realizador Matt Reeves e que o Batman é uma personagem alucinante: “A moralidade dele é um pouco desvirtuada. Não é um rapaz de ouro, ao contrário de quase todas as outras personagens de banda desenhada. Há simplicidade na sua visão de mundo, mas as coisas acabam por soar um pouco estranhas, o que permite que tenhamos uma visão mais ampla da personagem“, finalizou o actor.
Para já, pouco ou nada se sabe sobre o filme “The Batman”, mas Reeves pretende apostar num ambiente noir. O lançamento do filme está previsto acontecer a 25 de Junho de 2021.