Companhia Paulo Ribeiro apresenta “Last” em Ílhavo
A Casa da Cultura de Ílhavo acolhe, esta sexta-feira, a partir das 21:30, uma das companhias de dança mais conceituadas do país. A convite do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, a Companhia Paulo Ribeiro apresenta “Last”, uma criação de António Cabrita e São Castro que coloca em paralelo o corpo e a música de Beethoven. Uma banda sonora improvável que expõe a dúvida: será a dança que revela as características da música, como se a traduzisse, ou antes a música que enaltece os movimentos do corpo e o dirige numa gestualidade musical?
Foi desta questão que os dois criadores partiram para a criação de “Last”, a pouco tempo da celebração dos 250 anos do nascimento de Beethoven. A poética e a ousadia do compositor alemão são as principais fontes de inspiração para a coreografia, num trabalho totalmente dedicado à relação entre o corpo humano e a música.
Para tornar essa relação ainda mais intensa em palco, o espetáculo conta com a interpretação, ao vivo, do Quarteto de Cordas de Matosinhos, um dos agrupamentos mais profícuos em Portugal, desenvolvendo um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa e europeia. Em Last, as interpretações são de Ana Moreno, Laura Abel, Guilherme Leal, Miguel Santos e Rosana Ribeiro.
O espetáculo é esta sexta-feira, às 21:30, na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes custam 5,00€ e estão à venda nas bilheteiras dos espaços 23 Milhas e na bilheteira online da BOL.