Vincent Moon & Priscilla Telmon apresentam “Híbridos: os espíritos do Brasil” ao vivo na Culturgest
É possível que o nome Vincent Moon seja estranho para a grande maioria das pessoas, mas o caso mudará inversamente de figura se falarmos em Blogòtheque ou nos Take Away Show. Com uma visão diferente e peculiar, os Take Away Shows mostraram concertos intimistas de bandas como os Arcade Fire, The National, Beirut ou Bon Iver. Os Take Away Shows eram para Vincent Moon “como seguir o vento, ou seguir o ar, emergindo de uma ideia que pairava”. Vincent Moon já se afastou dos Take Away Shows porque a vida assim o quis, mas continuou de certa forma aliado aos artistas indie que ajudou a promover, colaborando na plataforma 37d03d, mostrando ao mundo os eventos que os irmãos Dessner, Justin Vernon e os Michelberger organizam a cada dois anos em Berlim, numa tentativa colectiva de mudar o paradigma, de desafiar normas impostas pela indústria.
A vida, a curiosidade pela génese, pelos sons e pelos rituais levaram Vincent Moon e Priscilla Telmon a criar Petit Planétes, um projecto transversal que explora os limites entre cinema e música. Foi nesta investigação etnográfica e experiência que surgiu Híbridos: os Espíritos do Brasil, que explora várias formas de rituais do Brasil, com a sua musicalidade e os seus movimentos.
Esta noite, Vincent Moon e Priscilla Telmon juntam-se a Rabih Beaini e Tiago Miranda para apresentarem Híbridos: os espíritos do Brasil ao vivo na Culturgest. Como concerto, com as múltiplas vozes de Priscilla, a eletrónica subtil de Rabih Beaini e o tribalismo urbano de Tiago Miranda, as imagens manipuladas em tempo real por Vincent Moon saem literalmente do ecrã para nos abraçar o corpo e interpelar a consciência, num perfeito ritual celebratório entre cinema e música em tempo real que raramente vemos tão completo e unificado. Cada performance é única, irrepetível, como os momentos que eternizam em filme e como as características de cada população e de cada ritual.
A entrevista a Vincent Moon e Priscilla Telmon será publicada esta semana. Entretanto, poderá assistir-se a uma performance única na Culturgest hoje, dia 10 de Dezembro, ou dedicar algumas largas horas ao website dedicado a Híbridos ou Petites Planètes.