Os 10 melhores podcasts de 2019
Os podcasts são cada vez mais parte da nossa vida. Ora em transportes ora em momentos de descontração, são uma aproximação desta geração à importância que a rádio tinha antigamente. Sobre notícias, temas concretos e focados, dispersos ou podséries, a sua praticidade adequa-se aos tempos de hoje, sendo uma forma de irmos consumindo conteúdo que queremos enquanto muitas das vezes fazemos outra coisa ao mesmo tempo ou vamos para algum lado.
De fora dos dez finalistas acabaram por ficar podcasts também votados por nós como Eixo do Mal, O Fred e a Inês Falam De Coisas, Tubo de Ensaio, Ar Livre, Stuff You Should Know, Dizer ou Jam Session, entre outros. Conscientes da sua importância, e da abrangência de podcasts que existem por todo o mundo, dos mais variados temas que procuremos conhecer, uns mais conhecidos do público em geral, outros de nicho, estes são alguns dos que mais fomos ouvindo este ano.
10. Extremamente Desagradável
9. Aleixopédia
8. Governo Sombra
7. Terapia de Casal
6. P24
5. Maluco Beleza
O podcast do Rui Unas dispensa apresentações. É um dos maiores casos de sucesso de podcasts no nosso país, levando à conversa todo o tipo de convidados, de várias áreas e interesses, sempre com conversas bem dirigidas, necessárias e prolongadas.
4. The Big Picture
O único podcast sobre cinema (apesar de mais terem sido votados como o Indiewire: Screen Talk, por exemplo) presente na lista, mas um dos mais reconhecidos. Em The Big Picture, Sean Fennessey senta-se à conversa com realizadores, estrelas de cinema ou simplesmente com os seus colegas do The Ringer.
3. Hotel
Das peripécias passadas na União de freguesias às personagens, este Hotel dá espaço e liberdade criativa a um humorista que nos transporta através das suas vozes e mostra a sua qualidades enquanto criativo completo com uma facilidade enorme em nos fazer rir. Repleto de piadas fáceis, referências inúteis e asneiras, Hotel é uma conquista deliciosa e uma necessária audição.
2. Fumaça
Um dos melhores projectos de jornalismo da nossa praça. O jornalismo dos Fumaça é independente, livre de amarras e dissidente, e isso reflecte-se nos seus conteúdos (e nos prémios que têm vindo a amealhar, por mais secundário que isso seja). O mérito é reconhecido e os créditos não ficam por mãos alheias, trazendo-nos entrevistas e peças jornalísticas (ainda nos está na memória as histórias que trouxeram da Palestina…) sempre com uma qualidade extraordinária.
1. Perguntar Não Ofende
Com autoria de Daniel Oliveira, produção de João Martins e música de Mário Laginha, Perguntar Não Ofende já teve em conversa/entrevista algumas das figuras mais importantes da nossa sociedade. Sempre com carácter actual e/ou necessário, Daniel Oliveira leva para o seu podcast políticos, humoristas, jornalistas, historiadores, economistas, etc, etc, etc revelando não só a sua capacidade enquanto pensador como sobretudo enquanto entrevistador.