“A Despedida”, com a actriz e rapper Awkwafina, estreia nos cinemas portugueses
Awkwafina ganhou o Globo de Ouro para Melhor Actriz em Musical ou Comédia com “A Despedida”, uma divertida e inspiradora história, que chega esta semana aos cinemas nacionais, com um evento de antestreia no Museu do Oriente.
Protagonizada por Awkwafina, a actriz e rapper americana de origem chinesa-coreana (“Ocean’s 8”, 2018 e “Asiáticos Doidos e Ricos”, 2018), o filme que conta a história de uma família chinesa, criada nos EUA, que descobre que a avó tem pouco tempo de vida, e que decide não a informar do diagnóstico. Em vez disso, os seus filhos e netos tentam arranjar um casamento de última hora, para que todos os familiares mais distantes possam vê-la uma última vez sem que a avó e restantes convidados saibam o que está a acontecer.
“A Despedida”, realizado e escrito por Lulu Wang, é uma celebração sincera e edificante do amor familiar, construindo magistralmente uma representação afectiva e bem-humorada de uma boa mentira em acção.
Para além da grande recepção por parte da crítica – “A Despedida” venceu vários prémios entre os quais o Globo de Ouro para Melhor Actriz, no Festival de Sundance Londres e nos Gotham Awards -, o filme teve um enorme acolhimento por parte do público, em especial nos EUA, onde obteve 20 milhões de espectadores.
Abordando as diferenças culturais entre ocidente e oriente, mas evocando a dimensão universal do amor familiar, “A Despedida” é uma joia indie imperdível que fará o público tanto rir como emocionar-se.
Em Lisboa, a 8 de Janeiro, às 17h30, o Museu do Oriente organiza uma sessão de apresentação do filme ‘A Despedida’, seguido de uma mesa redonda com a participação de Jorge Santos Alves, historiador e especialista em estudos asiáticos e professor da Universidade Católica; Tânia Ganito, professora auxiliar do ISCSP e professora convidada do Mestrado em Estudos Asiáticos da Universidade Católica; Cláudia Ribeiro, da Universidade Católica, Estudos Asiáticos; e Shenglan Zhou, professora de Mandarim da Universidade Católica Portuguesa.
Sinopse do filme
Nesta divertida e inspiradora história, baseada numa mentira de verdade, Billi (Awkwafina), nascida na China e criada nos EUA, regressa relutantemente a Changchun para descobrir que, embora toda a família saiba que a sua adorada avó Nai Nai tem poucas semanas de vida, decidiram em conjunto não contar nada à própria Nai Nai. Para garantir a felicidade dela reúnem-se sob a alegre fachada de um casamento acelerado, unindo membros da família espalhados pelo estrangeiro. Ao navegar pelo campo minado das expectativas e convenções da família, Billi descobre que há muito para celebrar: uma oportunidade para redescobrir o país que deixou em criança, o maravilhoso espírito da avó e os laços que se mantêm, mesmo quando muito fica por dizer. “A Despedida” é uma celebração sincera, não só da forma como interpretamos a família, mas também da forma como a vivemos, construindo magistralmente uma representação delicadamente bem-humorada de uma boa mentira em acção.