Associações Académicas e estudantes criam “Movimento Campus Seguro” na Universidade de Lisboa
No seguimento dos acontecimentos do dia 28 de Dezembro de 2019, no qual foi vítima de homicídio um antigo estudante da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, as Associações Académicas e Estudantes da Universidade de Lisboa decidiram juntar-se para pôr, de uma vez por todas, um fim a estes eventos de criminalidade que têm vindo a crescer nos Campus universitários de Lisboa.
Neste sentido, foi elaborado e partilhado um comunicado por algumas das Associações da UL, de forma a deixar uma nota de repúdio ao sucedido, assim como consideram prioritários para reverter a crescente criminalidade no campus universitário.
Após lançar o comunicado, Associações Académicas e estudantes consideraram que tal não seria suficiente para impedir a crescente criminalidade no Campus. Assim, todas as Associações da Universidade de Lisboa juntaram-se e criaram o Movimento Campus Seguro, através do Instagram.
O Movimento Campus Seguro surge como uma resposta, por parte dos estudantes, ao clima de insegurança que se vive no Campus, através da sensibilização e da construção de soluções para os respectivos problemas. Através de um Manifesto o Movimento propõe algumas das soluções.
Assim, a fase de sensibilização do Movimento Campus Seguro passa pela mobilização de todos os Estudantes de Lisboa, no dia 14 de Janeiro (3.ª Feira), pelas 18h30, na Alameda da Universidade (Em frente à Reitoria, na Cidade Universitária). Esta mobilização terá um carácter simbólico, no qual todos os Estudantes e demais interessados serão incentivados a ligar as lanternas dos seus telemóveis e apontá-las para o céu, criando um efeito de iluminação do Campus – que é precisamente uma das suas maiores prioridades, dada a falta de iluminação da Cidade Universitária. A esta acção deram o nome de “Iluminar o Campus“.
Apesar de ser este um Movimento primariamente impulsionado pelas Associações Académicas e de Estudantes da Universidade de Lisboa, a segurança e bem-estar será do interesse de todos os Estudantes de Lisboa, não apenas da UL, pelo que todos os Estudantes estão convidados a juntar-se.