RTP2 exibe documentário sobre Azeredo Perdigão, uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento social, cultural e científico em Portugal
Escrito e realizado por Paulo Seabra, um documentário sobre uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento social, cultural e científico do século XX em Portugal
Documentário de forte linguagem poético/visual, escrito e realizado por Paulo Seabra, sobre a vida de José de Azeredo Perdigão, uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento social, cultural e científico do século XX em Portugal, amigo de Fernando Pessoa, Almada Negreiros e António Ferro.
Com testemunhos de quem trabalhou e conheceu Azeredo Perdigão, o documentário demonstra a importância impar que Azeredo e sem esquecer Madalena Perdigão tiveram na idealização da Fundação Calouste Gulbenkian.
Através de um intenso trabalho de pesquisa de toda a sua vida, desde 1896, apresenta-se pela primeira vez as suas fichas da PIDE e outros arquivos, que demonstram a sua luta pelas causas sociais e culturais durante o regime de Salazar. Em 1942 torna-se advogado de Calouste Gulbenkian e daí resulta a criação da Fundação.
“Azeredo Perdigão e a Constante Evolução”, realizado por Paulo Seabra, é exibido a 11 de Março, pelas 22h55, na RTP2.