Podemos fazer todos muito mais pela cultura do dia a dia
O compromisso do 23 Milhas, projeto cultural do município de Ílhavo, não é e nunca foi com os auditórios. O nosso compromisso é com a cultura do dia a dia, sem descurar o acesso, as práticas e as comunidades.
Não me lembro, na história recente, de um momento em que as pessoas precisassem tanto de cultura e dos agentes culturais. Por isso, o Município de Ílhavo considerou que a ação cultural está dentro das atividades prioritárias para combater esta crise. Não poderia estar mais de acordo e estamos todos a trabalhar para isso. Pouco a pouco, o nosso plano vai ganhando corpo.
Segunda-feira, dia do Município de Ílhavo, irá nascer a Rádio 23 Milhas, mais que uma emissora, uma plataforma de encontro e criação, de manifesto e partilha. Na frequência FM e ao vivo no Facebook, simulamos os palcos agora vazios, enchendo-os, convocando quem nos ouve e vê a ocupar os lugares de uma plateia que não se esgota. Sobretudo em possibilidades.
Uma rádio que toca a muitos: desde concertos exclusivos a criações únicas de artistas chamados a criar para a rádio, discos pedidos a rubricas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, residências artísticas a debates, poemas lidos pela comunidade a programas especiais dos festivais do 23 Milhas.
Espero que os vários projetos que estamos a lançar, que envolvem comunidades e mantêm financiamentos para artistas locais e nacionais, sejam um estímulo para outras estruturas. Assim, com muita criatividade à mistura, conseguiremos criar união, sentido e vigor ao sector cultural. Não estamos em tempos de grandes passos, mas não podemos alimentar a apneia. Todos os municípios, todas as estruturas culturais, todas as fundações, todas as direções regionais e o ministério da cultura podem, atrevo-me a dizer, devem fazer mais para adivinhar o futuro próximo da cultura em Portugal.