RTP2 exibe “Full Metal Jacket”, filme de Stanley Kubrick
Da recruta à sangrenta ofensiva no Vietname, a odisseia de um grupo de jovens soldados americanos. Filme fascinante e perturbador de Stanley Kubrick que revisita a mais traumática guerra da América, a partir da adaptação de um livro de Gustav Hasford.
O sargento Hartman (Ronald Lee Ermey) não deixa nada ao acaso quando se trata de transformar jovens recrutas em soldados implacáveis. As semanas de treino militar são violentas e brutais, porém o destino dos jovens é ainda pior: a Guerra do Vietname. Pyle (Vincent D´Onofrio), um jovem incapaz de cumprir as exigências do sargento, é vítima das piores humilhações e agressões até ao dia em que mata o sargento e se suicida. Os seus camaradas acabam no Vietname no meio da sangrenta Ofensiva do Tet em Hué, em 1968, onde vão descobrir que a guerra é muito pior que os seus mais inquietantes receios.
Acompanhando a odisseia de um punhado de jovens soldados americanos, da recruta na ilha de Paris até à sangrenta ofensiva do Tet em Hué em 1968, “Full Metal Jacket” poderia ser mais um boa história de camaradagem, heroísmo e sacrifício no Vietnam. Porém, é um filme de Stanley Kubrick e a vulgaridade nunca fez parte da sua obra. Trata-se, desde logo, de um filme com um portentoso tratamento visual, do trabalho de câmara à montagem, passando pelo tratamento da cor e da luz, onde Kubrick revisita a guerra mais traumática da América a partir da adaptação de um livro de Gustav Hasford. Com o realismo brutal de um documentário, Kubrick cria uma autêntica parábola sobre a perversão dos homens em guerra, sobre a fantástica máquina de condicionamento militar e, sobretudo, sobre o demencial processo de desumanização que ela produz. Um filme fascinante e demencial, bizarro e impressionante, servido por um excelente elenco, que permanece como um das visões mais inquietantes dos absurdos do Vietnam e, por extensão, da guerra, segundo mestre Kubrick.
“”Full Metal Jacket”, filme de Stanley Kubrick, será exibido a 1 de Maio, pelas 23h15, na RTP2.