As mulheres preferem homens mais novos?
Não é científico, mas é cada vez mais habitual vermos mulheres acompanhadas por homens mais novos. Talvez não exista nenhuma mudança nesta preferência, nem seja preciso problematizar a origem deste comportamento porque, provavelmente, é apenas um sinal dos tempos menos críticos em que as mulheres vivem. Muitas mulheres preferem-nos mais novos porque agora podem. Ainda que, pelas costas, sejam ostracizadas quando se apresentam com um par mais jovem. A crítica raramente é frontal e não passa, na maioria das vezes, de um olhar paternalista/maternalista onde se pode ler “coitada, é uma fase, aquilo passa-lhe.” A crítica fantasia motivos sérios, tenta arranjar um bode expiatório: a separação tramada, a solidão prolongada, o não querer um compromisso, um qualquer problema mal resolvido; quando o argumento pela escolha de alguém mais jovem pode ser tão simples como a aleatoriedade. Ninguém se apaixona pela idade da pessoa, mas pela pessoa. Falta muito ainda para as mulheres receberem a equidade de juízo social, aquela benevolência apaziguadora com que se aceita ver um homem maduro acompanhado por uma universitária ingénua. Não é raro pressentirem-se os diversos balões de pensamento na claque masculina, num invisível coro: “Conseguiste sacar uma miúda!”
Há várias razões óbvias para as mulheres se sentirem atraídas por homens mais jovens. Em jeito de humor, a revista brasileira Diário do Centro do Mundo publicou um artigo onde dava às leitoras “15 Razões para preferirem homens mais novos. 1. São mais divertidos. 2. Não se queixam da vida como os homens velhos. 3. Têm espírito de aventura. Querem escalar uma montanha e dormir numa tenda, enquanto os homens velhos querem ir para hotéis de luxo. 4. Mexem com facilidade e graça no computador, uma máquina que faz os homens velhos parecerem mais velhos ainda, ao pedirem ajuda por causa de alguma coisa que não entenderam. 5. Não têm cabelo no nariz. 6. Não ouvem Frank Sinatra, Beatles (sei que gostam, desculpem) e outros sons da Antiguidade. 7. Dançam. 8. Não reclamam de dores reumáticas, nem do frio ou do calor. 9. Sabem menos do que elas. 10. Não falam de política nem de economia. 11. Na cama, fazem coisas que o seu ex-marido nem sabe que existem. 12., 13. e 14. Provocam inveja nas suas amigas. 15. Não roncam.”
Dando a devida distância à caricatura que o humor exige, algumas das razões não deixam de estar longe da verdade. Sobretudo os argumentos que se relacionam com a energia sexual e a adrenalina causada pela novidade.
Umas das razões que pode levar as mulheres a preferirem homens mais novos estará certamente ligada à disposição para o sexo. Daí a escolha por alguém que está no auge do seu desempenho físico. As mulheres mais experientes, que gostem de sexo, normalmente continuam a ter a mesma disposição da juventude. Portanto, faz sentido esta compatibilidade ao nível sexual, em que a mulher traz a experiência a alguém que terá energia para realizá-la. Ainda sobre a questão sexual, este tipo de ligação costuma gerar um menor stress na mulher e interferir menos no desejo desta, permitindo-lhe viver situações mais criativas e estimulantes. Muitas vezes, as mulheres mais velhas já superaram preconceitos e ficaram disponíveis para viverem situações novas, algo que alguém mais jovem poderá proporcionar, pois encontra-se numa fase curiosa e enérgica da vida.
A verdade é que os motivos para se preferir alguém mais novo são vários e pessoais, é impreciso tentar padronizar segundo o critério da idade. À pergunta “As mulheres preferem homens mais novos?” podia acrescentar-se outra possibilidade como “As mulheres preferem mulheres (mais novas ou mais velhas)?” Ou seja, tudo é possível, não existem casos exemplares. Contudo, vale sempre a pena levantar algumas questões.