“Listen”, primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa, distinguida com dois prémios no Festival de Veneza
“Listen”, a primeira longa-metragem da realizadora Ana Rocha de Sousa, foi hoje distinguida com o Prémio Bisato d’Oro para Melhor Realização atribuído por um júri de critica independente, na 77.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, onde teve estreia mundial a 8 de Setembro. O filme foi também o vencedor do prémio Sorriso Diverso Venezia, pela sua abordagem às questões sociais.
Produzido pela Bando à Parte, em co-produção com a Pinball London, “Listen”, baseado em factos reais, aborda o drama de um casal português emigrado em Londres, a quem os serviços sociais retiraram os filhos. O filme retrata a luta pela união da família após um erro irreversível.
Nos subúrbios de Londres, Bela e Jota enfrentam sérias dificuldades quando os ‘serviços sociais’, levantam suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos. A surdez da filha de 7 anos desencadeia um processo no sistema que parece nāo ter fim. Tudo se complica com o passar do tempo. ‘Listen’ retrata a desgastante luta pela uniāo da família após um erro irreversível.
Sinopse do filme
“Listen”, que esteve em competição na secção “Horizontes”, uma das três secções oficiais de Veneza, é protagonizado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia, pela atriz britânica Sophia Myles e chega aos cinemas nacionais em 2021.
Ana Rocha de Sousa estudou cinema em Londres e assinou duas curtas-metragens “Jantamos cedo” (2009) e “Minha alma and you” (2013).
“Listen” estreia nos cinemas portugueses em 2021.