RTP Palco lança ciclo de teatro digital
O Teatro está de volta à RTP Palco. Depois do desafio lançado pelo Teatro da Garagem em pleno confinamento, que pode ser visto no espaço Espetáculo em Casa. Este é o primeiro ciclo de Teatro Digital da RTP Palco e é exibido hoje, dia 25, pelas 21h00, com transmissão inédita e em direto da peça Estúdio: Flores.
“O Teatro Digital é mais uma iniciativa da RTP Palco que nos propõe um conjunto de produções teatrais feitas de propósito para o ambiente digital. Uma ideia inovadora que tem ganho cada vez mais força com as recentes limitações impostas pela pandemia, em que as artes foram obrigadas a apoderar-se do espaço digital. Mas agora vamos mais longe. O espaço digital é o próprio palco e o meio de desenvolvimento da arte”, afirma André Cunha Leal, da equipa da RTP Palco.
Para Pedro Alves, diretor artístico do teatromosca, “esta parceria com a RTP Palco permite-nos continuar a explorar territórios novos que cruzam as artes performativas e as ferramentas digitais, permitindo-nos chegar a mais públicos e encontrarmo-nos com aqueles que agora possam escolher não vir ainda a uma sala de espetáculos ou até com quem, habitualmente, não vem ao teatro, mas também nos dá a possibilidade de experimentar jogar com as fronteiras que tendemos a imaginar a separar o Teatro do Cinema, testar os limites das artes de palco vividas ao vivo, com os espetadores e os artistas no mesmo espaço, e os eventos experienciados através de uma transmissão em direto, através da internet ou da televisão. Para nós, é muito mais do que uma relação meramente funcional que permita a transmissão online dos espetáculos. O Palco Online da RTP apresenta-se, para nós, como uma importante ferramenta para a experimentação artística e a criação teatral mais sofisticada”.
O teatromosca é uma companhia de Teatro fundada em 1999, em Sintra. Ao mesmo tempo que procura servir um circuito nacional e internacional de intercâmbio de projetos, a companhia pretende trazer para Sintra outros projetos e estruturas com quem se tem cruzado, com quem tem colaborado ou com quem tem afinidades artísticas. Entre outros projetos, a companhia organiza anualmente o Muscarium – festival de artes performativas de Sintra. Desde 2018, a companhia passou a gerir e programar o AMAS – Auditório Municipal António Silva, no Cacém.