Festival Política arranca esta semana em Braga com Beatriz Gosta, Augusto Canário e Edson Athayde
Depois da edição de Lisboa, no passado mês de Agosto, que levou ao Cinema São Jorge 1500 participantes, o Festival Política chega já esta quinta-feira a Braga.
Nos dias 15 a 17 de Outubro, o Centro da Juventude de Braga recebe uma programação que tem como tema principal as questões do Ambiente e conta com o Brasil como país-foco.
Seguindo o que vem sendo habitual, o festival propõe filmes, debates e conversas, performances, Espectáculos e outras formas de expressão artística de forma a alertar a sociedade civil para os desafios que representam as alterações climáticas, bem como para a necessidade de mudar comportamentos em prol de uma vida e mundo mais sustentáveis.
O festival propõe filmes, debates e conversas, performances, espectáculos e outras formas de expressão artística de forma a alertar a sociedade civil para os desafios que representam as alterações climáticas, bem como para a necessidade de mudar comportamentos em prol de uma vida e mundo mais sustentáveis.
O festival arranca na quinta-feira, dia 15 de Outubro, com duas conversas online que podem acompanhadas no Facebook oficial: a primeira dedicada às questões da sustentabilidade na era pós-covid com o catalão Arnau Queralt(chairman da Network of European Environment and Sustainable Development Advisory Councils); a segunda junta dois brasileiros especialistas em comunicação – Edson Athayde, publicitário, e o conceituado jornalista Pedro Dória – a falar sobre o Brasil que Portugal não conhece. A partir dos temas dos livros do jornalista Pedro Dória, vai saber-se sobre o nascimento do Rio de Janeiro, a, Inconfidência Mineira e a versão brasileira do fascismo. O dia fecha com a exibição do vencedor do Grande Prémio Ambiente CineEco, o filme “Injustiça” (“Grit”) de Cynthia Wade & Sasha Friedlander, e a conferência-performance ecológica “Eu levo na tote, e você” onde se procura perceber o porquê do plástico no nosso quotidiano.
No dia 16 de Outubro, conversa-se sobre a Mobilidade Urbana e sobre que geração política nova é esta que trouxe os jovens para a rua em defesa das causas ambientais, num movimento inédito à escala global. O dia segue com a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas da Associação UAI e do Capoeira Sul da Bahia, que vão dar a conhecer em palco o carimbó, dança típica nordeste do Pará, a capoeira e o samba. À noite, em palco e a solo, a grande humorista Beatriz Gosta questiona se há razões para ser optimista abordando temas como os dos direitos humanos e do feminismo, das discriminações e dos preconceitos. O momento de humor será antecedido da performance “Pálido Ponto Azul”, produzido pela academia de teatro Tin.Bra
No sábado, dia 17, o dia arranca com uma visita guiada ao Bairro da Alegria, promovida pelos próprios moradores, que dará a conhecer o interior das Sete Fontes, monumento nacional que constituía a principal fonte de abastecimento de água à cidade de Braga (necessária inscrição, informações abaixo). À tarde, a dra. Maria Liz Coelho, médica interna de ginecologia e obstetrícia no Hospital de Penafiel, leva a cabo a conversa/workshop sobre Educação Menstrual e Meio Ambiente. Às 17h30, Augusto Canário e Cândido Miranda, conhecidos cantadores repentistas à moda do Minho, proporcionarão ao público presente, uma sessão de cantares ao desafio, interagindo com a plateia, versejando sobre temas políticos actuais, dando especial destaque aos temas ambientais. Oportunidade ainda de assistir às exibições dos dois vencedores dos Green Film Network Awards e do filme que mais votos reuniu do público em Lisboa, tendo sido distinguido com o Grande Prémio do Festival Política 2020, o filme “Todos nós moramos na rua”, de Marcus Antonius Melo e da Sessão Portugal, Brasil, Mundo. A fechar o festival, o espectáculo do duo de nómadas brasileiros, Venda Venga, que promete um intenso clima de mistura do folclore e do experimental, numa viagem que funde música electrónica, instalações cenográficas e corpos performáticos.
Durante toda a duração do evento, será possível assistir, no Centro da Juventude de Braga, às vídeo-performances “Invasion” e “Plastikós” de Roni Sousa.
Todas as actividades do festival são gratuitas. Os bilhetes podem já ser reservados através da plataforma EventBrite ou então levantados no próprio dia no Centro de Juventude de Braga.
Esta é uma iniciativa da Associação Isonomia, responsável pelo conceito do festival, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, da InvestBraga e do Instituto Português do Desporto e Juventude.