Raquel André cria site collectionofspectators, celebra o Dia Europeu do Espectador e faz ocupação artística no Centro Cultural da Malaposta
No ano em que viu canceladas todas as digressões nacionais e internacionais dos seus espectáculos, a artista e colecionadora Raquel André termina o ano, abrindo caminho para a quarta e última colecção da tetralogia Colecção de Pessoas, a Colecção de Espectador_s.
Antes da estreia mundial do espectáculo, na Sala Garrett do Teatro Nacional Dona Maria II, em julho de 2021, a artista inicia uma grande conversa com as testemunhas e interlocutores que se deixaram afetar pelo seu trabalho, apresentando um projeto multidisciplinar em 3 momentos que privilegia a relação e um encontro directo com o espectador. Em todos os seus projetos, Raquel André coleciona espectadores, convidando-lhes a ativarem uma relação artística, o que vem gerando um arquivo de imagens, textos e objectos que agora dão origem a esta nova coleção.
Assim, a 20 de outubro a artista lança collectionofspectators.com, um site interativo bilíngue com instruções dirigidas a espectadores de toda a Europa. As instruções são lançadas duas vezes por semana e apresentam desafios, tarefas, propostas de conversa e surpresas que trazem conteúdos ao processo de colecão do outro e que vão gradualmente compondo um projeto artístico virtual em forma de fotos, vídeos, áudios e textos. O projeto surge no contexto da celebração do Dia Europeu do Espectador, uma iniciativa da rede europeia BeSpectACTive!, que tem a estrutura Artemrede como parceiro português. A proposta artística culminará na realização do Festival de Espectador_s a decorrer online no site e plataformas sociais do projeto, às 16h de 21 de novembro. Este projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, através do Fundo de Emergência Social – Cultura e da República Portuguesa – Cultura através da Direção Geral das Artes.
Depois, de 18 a 29 de novembro, a artista faz a ocupação artística Espectador_Espectador_, no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas. Depois de uma residência artística, é apresentado um programa que inclui uma exposição, uma oficina, performances, conversas e conferências que abordam a pergunta – O que é ser espectador_?
Já às 18h de 18 de novembro, Raquel André inaugura uma Exposição-Inventário Coleção de Espectador_s da relação que estabeleceu ao longo dos últimos seis anos com os milhares de espectadores nos projetos Coleção de Amantes, Coleção de Colecionador_s e Coleção de Artistas, com um projeto de expografia do designer portuense Sérgio Couto. A exposição fica patente até 29 de novembro, aberta de terça a domingo, das 14h30 às 19h.
A Oficina d_ Espectador_ convida 10 espectadores a contar a história das suas vidas através das experiências artísticas que lhes transformaram. A oficina decorre de 22 a 27 novembro, carece de inscrição, tem lotação limitada e culmina em performances públicas a 28 e 29 de novembro, dias de encerramento da ocupação artística. Desses dias, também fazem parte do programa, as performances-conferência das duplas Ana Borralho e João Galante e ondamarela, bem como conversas com convidados como Magda Henriques (diretora artística das Comédias do Minho), Cláudia Sobral (jornalista de cultura), Maria Vlachou (diretora geral da Acesso Cultura) e Alexandra Patuleira (espectadora especializada do Grupo Visionários, um projeto da ArtemRede). Este projeto tem o apoio da Fundação GDA, Centro Cultural Malaposta e Associação Cultural Minutos Redondos.
Mais detalhes sobre o projeto, inscrições e subscrição a newsletters podem ser encontrados em collectionofspectators.com