Mapa das Artes. O mapa que te dá a conhecer 57 Galerias, 18 Museus e Fundações e 34 outros espaços na zona de Lisboa

por Comunidade Cultura e Arte,    21 Outubro, 2020
Mapa das Artes. O mapa que te dá a conhecer 57 Galerias, 18 Museus e Fundações e 34 outros espaços na zona de Lisboa
DR

No dia 22 de Outubro, às 17h, na Sociedade Nacional de Belas Artes, será apresentada ao público com entrada livre a 5.ª edição do “Mapa das Artes”, o mapa da arte contemporânea de Lisboa, organizado pela Isto não é um cachimbo. Associação, e que conta com o apoio da Fundação Millennium bcp e da Câmara Municipal de Lisboa.

A 5.ª edição do “Mapa das Artes”, renovada, actualizada, com uma APP, e que conta este ano com uma tiragem de 40 000 exemplares, é sempre um retrato da dinâmica do mercado de Arte Contemporânea, dos fluxos nacionais e internacionais de que Lisboa é palco, e do importante papel que esta representa no sistema da Arte Contemporânea. A cada edição são actualizados os espaços nas suas três categorias, estando em 2020 mapeados um total de 109 espaços, 57 Galerias, 18 Museus e Fundações, e 34 Outros Espaços, bem reveladores da dinâmica cultural e eclética da cidade. 

Este roteiro, anual, gratuito e bilingue (português e inglês), identifica geograficamente e apresenta os inúmeros espaços expositivos de Arte Contemporânea, com programação regular da cidade de Lisboa. Mais de cem espaços que de forma prática e de fácil utilização se tornam mais acessíveis aos diferentes públicos, aproximando uns e outros e contribuindo para uma  cada vez maior sensibilização, conhecimento e sentido crítico com e para a Arte Contemporânea, nesta Lisboa cada vez mais cosmopolita e criativa.

O “Mapa das Artes” é organizado pela Isto não é um Cachimbo, associação cultural sem fins lucrativos com o apoio da Fundação Millennium bcp no triénio 2019-2021 e da Câmara Municipal de Lisboa. 
A atividade da Fundação Millennium bcp, inserida no contexto das políticas de solidariedade social e de mecenato cultural institucional, assume-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção. Neste sentido, tem procurado, ao longo do tempo, concentrar os seus recursos no apoio a instituições e organismos de referência e a projetos que apresentem orientação para o acréscimo de eficácia a longo prazo.

O “Mapa das Artes” é distribuído pelos mais de cem espaços mapeados no MAPA, e pela Rede Interna Municipal, num total de mais de duzentos locais onde é possível obter o MAPA, bem como dois encartes em jornais com distribuição na zona de Lisboa. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados