“Gunda”. Novo documentário de Joaquin Phoenix é sobre a sensibilidade e consciência dos porcos e estreia na Netflix
O actor Joaquin Phoenix é o produtor executivo do documentário e descreve o filme como “meditação visceral sobre a existência”. Gunda é realizado pelo russo Victor Kossakovsky e estreia na Netflix na próxima sexta-feira (dia 18).
O documentário a preto e branco é sobre a sensibilidade e consciência dos porcos e conta a história de uma pequena porca e das suas crias que vivem numa quinta na Noruega. Para o actor norte-americano, que é vegan e activista na defesa e protecção dos animais, “Gunda é uma perspectiva fascinante sobre a auto consciência dentro de espécies animais, normalmente ocultas da nossa visão.”, explicou à Screen Daily, onde diz ainda que o filme inclui “demonstrações de orgulho, consideração, diversão e felicidade em jovens porcos” assim como “o pânico, desespero e derrota total face a truques cruéis. São confirmações do modo similar como todas as espécies reagem e lidam com eventos das nossas respectivas vidas.”, afirmou.
Já o realizador Victor Kossakovsky disse à agência France Press que “A vida dos porcos não tem muitos mistérios. Eles tornam-se linguiça” e explicou os motivos de não existir narração, diálogos e música no filme: “Se eu pusesse música todos iriam chorar e disse logo que não queria voz off, mensagens ou qualquer tipo de pressão. Vejam só e decidam por vocês”, justificou o cineasta que depois de realizar este filme se tornou vegan, sendo que era vegetariano desde criança.