Raquel André lança novas instruções para Colecção de Espectador_s e apresenta Festival dos Espectador_s em Cincinnati
“A arte salvou-me, deu-me lugar, fez-me descobrir o mundo e _s outr_s. Conhecer outr_s artistas trouxe-me conhecimento e novas formas de olhar. Transformou-me. Marcou momentos específicos da minha vida e da minha procura. Quis ser como _s artistas, quis ver a sua obra completa, conhecê-l_s, colecioná-l_s, guardá-l_s.
Pois houve um excerto, um momento de uma canção, um filme, uma exposição, um livro, um espectáculo que me ficou para sempre. Que momento foi esse para ti? Que cena de um filme, espetáculo, excerto de um livro ou exposição te transformou, marcou e nunca mais esqueceste? O que guardaste no teu corpo desse momento artístico?”
Serão sete no total as novas instruções que Raquel André lançará, ao longo da primeira semana de abril no site interactivo collectionofspectators.com. Lançado no final de 2020, a plataforma estende para o online o trabalho de pesquisa e investigação que dará origem ao quarto e último episódio da tetralogia Colecção de Pessoas, Colecção de Espectador_s, com estreia mundial marcada para julho no Teatro Nacional Dona Maria II. As sete instruções lançarão desafios, tarefas e propostas de conversa que procurarão desvendar momentos, memórias e histórias sobre a forma como a arte impacta a vida do outro. O trabalho culminará com a apresentação do segundo Festival de Espectador_s, a decorrer 11 de abril em Cincinnati e com transmissão em directo nas redes sociais associadas ao projecto.