Casa Bernardo Sassetti relembra o pianista e compositor com um concerto de comemoração dos seus 50 anos
A Casa Bernardo Sassetti vai relembrar o pianista e compositor com um concerto oficial de comemoração dos seus 50 anos – que teria celebrado a 24 de Junho de 2020 – no Centro de Artes de Belgais, no município de Castelo Branco, no próximo sábado, dia 26. O recital, ao ar livre, vai juntar Maria João Pires, Mário Laginha, Pedro Burmester, João Paulo Esteves da Silva, Filipe Raposo, Filipe Melo, Daniel Bernardes, João Pedro Coelho e Luís Figueiredo e vai coincidir ainda com o pré-lançamento do quarto volume dos Songbooks de Bernardo Sassetti, livros de partituras de música da autoria do compositor.
Amanhã, 24 de junho – data de aniversário do músico -, decorrerá um concerto no Hot Clube de Portugal, em Lisboa, com Alexandre Frazão e Carlos Barreto, que formavam com o pianista o trio Bernardo Sassetti. Acompanhados ao piano por João Paulo Esteves da Silva, juntos irão revisitar a música que acompanhou o extenso percurso do trio.
“Tivemos um mês de intensa programação totalmente dedicada a Bernardo Sassetti e à sua obra, o que nos deixa, enquanto associação que tem como objetivo preservar e divulgar o seu espólio, muito orgulhosos. Todas estas iniciativas estavam previstas para 2020, mas a pandemia obrigou-nos a adiar os planos durante um ano. Agora, queremos dar continuidade à edição dos seus registos inéditos, iniciada em 2019, e investir na formação, tendo o primeiro passo já sido dado com a assinatura de um protocolo com o Conservatório Nacional para criar o primeiro Curso Profissional de Jazz em Lisboa”, sublinha Beatriz Batarda, sócia-fundadora da Casa Bernardo Sassetti.
Durante todo o mês de junho a Casa Bernardo Sassetti realizou diversas comemorações e iniciativas para recordar a obra do músico. No dia 4 de junho foi lançado o álbum “Menina do Mar”, um registo ao vivo do espetáculo com o mesmo título, com música original de Bernardo Sassetti e narração da atriz Beatriz Batarda, a partir do conto de Sophia de Mello Breyner. O registo ao vivo, gravado no São Luiz Teatro Municipal e que a Casa Bernardo Sassetti edita agora, é acompanhado de ilustrações da artista Maria Sassetti.
A 12 de Junho, no São Luiz Teatro Municipal, foi exibido o filme mudo “Maria do Mar”, de Leitão de Barros, para o qual Bernardo Sassetti compôs a música original. A apresentação do filme aconteceu com interpretação ao vivo da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, com o pianista Francisco Sassetti e a cantora Filipa Pais. No dia seguinte, 13 de Junho, o músico Salvador Sobral interpretou, no mesmo palco, temas de Sassetti, com novos arranjos de Luís Figueiredo e letras de Luísa Sobral. A acompanhar esteve um ensemble composto por um sexteto de cordas, o guitarrista Pedro Branco, o trompetista Diogo Duque e o baterista Bruno Pedroso.
Mais recentemente, a Casa Bernardo Sassetti uniu-se à Lavradores de Feitoria para dar vida a uma edição comemorativa do vinho de eleição do músico, o ‘Meruge Tinto’. O rótulo deste ‘Meruge Edição Comemorativa Bernardo Sassetti tinto 2018’ apresenta um desenho do músico, feito a tinta da china, nas suas primeiras incursões na pintura – uma das suas artes, desconhecida por muitos. Esta será uma edição limitada que estará à venda a partir de amanhã em algumas garrafeiras nacionais, assim como nos eventos de 24 de Junho, no Hot Clube de Portugal, e de 26 de Junho, em Belgais.