Concertos, oficinas e conversa no 23 Milhas, em Ílhavo. Bruno Pernadas e exposição/conversa da Braços são alguns dos destaques
Este fim-de-semana, 26 e 27 de junho, fica marcado pela diversidade da programação do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, com duas oficinas no novo espaço Planteia, um concerto de Bruno Pernadas, uma arruada dos Crassh e uma conversa inserida na programação complementar da Braços, exposição com a curadoria da AGIL, patente na Casa da Cultura de Ílhavo.
No sábado, o dia arranca no Planteia, o jardim-palco-jogo na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, com uma oficina de jardinagem orientada pela arquiteta paisagista Rita Raposo, da Krakatoa Jardim, em que os participantes serão desafiados a pensar um jardim nas suas mais diversas formas e feitios, a partir dos canteiros do Planteia.
No mesmo dia, a partir das 21:00, há concerto de Bruno Pernadas, que regressa a Ílhavo, juntamente com a sua banda de nove elementos, para apresentar o novo disco “Private Reasons”. Ainda antes, nos concertos especiais da Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, atuam Guilherme Fradinho e Luís Silva, num espetáculo de improvisação com sopros, cordas e efeitos.
No domingo de manhã, a partir das 10:30, há “Jogar no Planteia”, atividade em que crianças e adultos são convidados a descobrir os jogos possíveis com as pinturas do chão da Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, bem como com as estruturas construídas sobre ela. As inscrições para estes jogos e para a oficina de sábado podem ser feitas através do mail mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt.
Na tarde de domingo, destaque para a arruada dos CRASSH, CRASSH_Recycled, a partir das 17:00, no seguimento da inauguração do Jardim Henriqueta Maia (que acontece este sábado), e que parte da Casa da Cultura de Ílhavo e culmina no jardim, num espetáculo com as habituais energia e interação do grupo de percussão.
À mesma hora, arranca na Casa da Cultura de Ílhavo a conversa “Onde não há vínculo amoroso não há aprendizagem”, inserida na programação complementar da Braços, exposição com a curadoria da associação ilhavense AGIL, patente até 5 de setembro na Galeria de Exposições da Casa da Cultura. Nesta conversa estarão presentes os coletivos Elipsis, Serra, ADOC e Môçes, que debatem de que forma as práticas pedagógicas podem ser vistas de uma perspetiva mais horizontal e como se pode promover uma cultura de discussão e pensamento crítico.
Todos os eventos são gratuitos, exceto o concerto de Bruno Pernadas e Guilherme Fradinho e Luis Silva, para o qual existem ainda alguns bilhetes disponíveis na BOL e nas bilheteiras físicas do 23 Milhas.