Vinil “Júlio Resende Fado Jazz Ensemble” chega às lojas este mês
Depois do lançamento do álbum “Júlio Resende Fado Jazz Ensemble”, que recebeu as melhores críticas dos media, chega agora o vinil desta obra, com uma faixa extra: “Conversas Desgarradas”. Trata-se de uma faixa onde podemos ouvir conversas que aconteceram no estúdio, entre músicos, durante as gravações do álbum e que ficaram registadas entre takes.
“Júlio Resende Fado Jazz Ensemble” foi editado a 30 de Outubro de 2020 e na segunda semana nas lojas alcançou o segundo lugar no Top Oficial da AFP. Conta com uma edição simultânea em Portugal e Espanha e como diz o título, carateriza-se por uma surpreendente e original combinação entre os dois estilos musicais referidos: Fado e Jazz. É um disco livre, em que a guitarra portuguesa e o piano se intersectam e com o contrabaixo e a bateria tentam aproveitar ao máximo esse novo lugar que descobrem juntos. Se é Fado, se é Jazz, não se sabe, podem ser ambos. Se calhar é melhor não sabermos e deixarmo-nos ir, livres, como o som.
Alinhamento Vinil “Júlio Resende Fado Jazz Ensemble”:
LP – Side A
1. Vira Mais Cinco (para o Zeca)
2. Lira
3. Fado das 7 Cotovias
4. Este Piano Não Te Esquece
LP – Side B
1. Fado Blues (for Deolinda)
2. All The Things – Alfama – Are
3. Tiro no Escuro
4. Fado Maior Improvisado
5. Profecia
6. Conversas Desgarradas
“É uma seta com uma ventosa na ponta, lançada ao alvo chamado “peito”. Se acertar, espera encontrar nesse lugar uma ligação forte, que não caia, como se a ventosa virasse pele. Algo que perdure, é isso que a minha música quer ser. Sobre o disco, é um disco livre, em que a guitarra portuguesa e o piano se intersectam, e com o contrabaixo e a bateria tentam aproveitar ao máximo esse novo lugar que descobrem juntos. Passeiam-se. Se é Fado, se é Jazz, não sei, pode ser ambos, mas na realidade não sei, porque quem sabe normalmente não avança. Quem já sabe está parado nesse saber. Prefiro não saber, apenas ir, livre. Como o som.”, afirma Júlio Resende.
Com 9 temas originais compostos por Júlio Resende, e assumindo pela primeira vez a letra do único tema cantado pela fadista Lina Rodrigues, em “Profecia”, este trabalho contou com a participação de músicos como Alexandre Frazão na bateria, André Rosinha no contrabaixo e Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa.
O vinil está disponível nas lojas a partir de dia 10 de Setembro e antecipa o concerto de apresentação deste trabalho, dia 2 de Outubro, no CCB.
Próximos concertos:
11/09: Centro Cultural de Lagos: Auditório Duval Pestana / Lagos
12/09: Cineteatro Louletano / Loulé
17/09: Concerto ao ar Livre / Silves
26/09: (Tour Espanha) – CXF Zaragoza / Zaragoza
28/09: (Tour Espanha) – CXF Madrid / Madrid
02/10: CCB / Lisboa
03/10: (Tour Espanha) – CXF Sevilla / Sevilla
05/10: (Tour Espanha) – CXF Palma / Palma
17/10: (Tour Espanha) – CXF Barcelona / Barcelona