“A Portuguesa”, filme de Rita Azevedo Gomes, é exibido na RTP2
Filme da cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes (ler crítica), a partir da novela “Die Portugiesin” do escritor austríaco Robert Musil, com adaptação cinematográfica da escritora Agustina Bessa-Luís.
A estranha história da união de uma enigmática Portuguesa com um nobre de ascendência germânica, nas disputas anteriores ao Concílio de Trento.
Filme da cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes com Clara Riedenstein, Marcello Urgeghe, Rita Durão, Pierre Léon, Luna Picoli-Truffaut, João Vicente, Adelaide Teixeira, Manuela de Freitas, Alexandre Alves Costa e Ingrid Caven.
Norte de Itália, século XVI. Os von Ketten disputam as forças do Episcopado de Trento. Para que nada limite o campo de ação, von Ketten decide casar-se num país distante: Portugal. O primeiro filho do casal nasce durante a viagem de regresso a Itália. Quando Ketten parte de novo para a guerra, a portuguesa recusa-se a voltar para o seu país. Passam-se onze anos e correm rumores acerca da “estrangeira”, dizem-na uma herege. Um dia, o Bispo de Trento morre e a assinatura de paz põe fim a uma luta de várias gerações e tudo está prestes a mudar?
“A Portuguesa” será exibido a 10 de Outubro, pelas 00h10, na RTP2.