Portugal chega aos 85% de vacinação
Neste momento a vacinação completa está nos 84,93%, com mais 3% que faltam completar. É incrível, é um feito. Somos notícia no mundo todo. Acho que é a primeira vez que sinto que Portugal é o melhor do mundo em algo que verdadeiramente interessa aos portugueses e à humanidade. Importante não esquecer que todas as vacinas contam. Cada pessoa que se vacina está a diminuir drasticamente a probabilidade de ter doença grave e morte, e também de diminuir significativamente a probabilidade de infecção e transmissão, e como tal beneficiando a sociedade como um todo.
Dizemos adeus ao Vice-Almirante. A nobreza de caracter e o profissionalismo ficarão para sempre na nossa memória, e inspirar-nos-ão enquanto a nossa memória durar. Metódico, dedicado, comprometido, transparente, coerente, e impenetrável nos seus códigos de honra… já deixa saudades. No entanto, acho que é muito redutor a criação de heróis, pois há uma infinidade de profissionais de saúde (e não só) que merecem o nosso aplauso e o nosso agradecimento sentido, por hoje e para sempre. Numa missão bem mais difícil, bem mais dura, e fustigadas diariamente pela opinião pública cheia de veneno, eu presto a minha vénia emocionado às duas senhoras que têm sido a cara da saúde em Portugal: Dra Graça Freitas e Dra Marta Temido. A elas calhou-lhes na rifa a missão que nenhum herói quereria ou aceitaria se soubesse para o que ia, e estão de pé. Firmes e convictas no trabalho mais ingrato da nação nos tempos mais conturbados que há memória. Têm o meu profundo respeito e admiração, e tê-lo-ão para sempre. Obrigado.
Sem querer fazer profecias, do ponto de vista técnico, cientifico, a toma da 3.ª dose para maiores de 65 anos é (infelizmente) inevitável, assim como mais tarde ou mais cedo a vacinação para os 5-11 anos. As autoridades competentes estão no seu processo de avaliação e decisão, mas, a meu ver, a ciência que temos em mãos é robusta, nesse sentido.
Também eu me despeço, no que diz respeito à comunicação sobre a pandemia. Apercebi-me hoje que estou exausto, e que tenho que tomar melhor conta de mim… vai fazer bem libertar-me… e há muito que quem gosta de mim mo pede. Se é um adeus, ou um até já, a evolução dos factos o dirá… e como tal, todos esperemos que seja um Adeus. Foram tempos muito duros, e nem os meus mais próximos sabem a dimensão dos obstáculos que fui tentando superar… Houve tantos que fizeram tanto mais, mas eu dei o meu melhor, e estou feliz por isso. No que diz respeito, às minhas palavras e às minhas reflexões vou canalizá-las (mais) para a minha grande paixão, o olhar o mundo e a vontade de o fazer sempre um “pouquinho”, melhor.
Mas não entendam com isto que a pandemia acabou… infelizmente o futuro ainda é incerto e depende de 3 coisas: 1) da duração da protecção das vacinas, 2) aparecimento ou não de novas variantes. 3) comportamento das pessoas. E só o ponto 3) podemos controlar no imediato.
Conheço-me o suficiente para saber que nunca virarei a cara à luta, e tudo farei para que esta seja pautada pela bondade e pela compaixão.
Parabéns ao F.C. Porto, pelos seus 128 anos de vida, e pela paixão que carrega nas suas cores na representação da cidade, da região, e em dias como o de hoje, do nosso país.
Hoje é um dia bom. 85%. E amanhã será melhor.