Queres boleia ?
Estudante de Ciências da Comunicação, Youtuber, Podcaster e procrastinador nato. Mais conhecido por By Coutinho no Youtube onde cria vídeos semanais sobre a atualidade ou temas aleatórios, sempre com base no humor.
Nas últimas semanas temos assistido ao maior aumento do preço dos combustíveis dos últimos anos. Aumento esse que faria mais sentido durante a quarentena do ano passado, visto que hoje meio depósito não dá para passar de concelho. Agora que somos seres livres e vacinados, temos de vender um rim para ir de Lisboa ao Porto e mesmo assim não sei se chega para um depósito completo, estou fora do mercado de orgãos, deixei a música há anos.
Há alguns nichos que não foram afetados por estes preços absurdos, os peregrinos por exemplo já sabiam disto há anos, passaram as últimas décadas a treinar nas suas caminhadas a Fátima. Sempre que passava de carro por um grupo de coletes amarelos, sentia-me um sortudo por não ter promessas pendentes, hoje sei que estão muito mais preparados do que eu. Outro grupo que não se deixou afetar pela falta de pinga são os ciclistas, numa altura em que se fala tanto em acabar com algumas ciclovias em Lisboa, é quando fazem mais falta.
O aumento dos preços veio incendiar os protestos políticos, com o Ventura a vestir o colete amarelo, confundindo um furo no pneu da sua ford transit, com um espetáculo de faquires a vomitar petróleo no portão de Belém, enquanto assustado Marcelo grita pelo Cabrita. O povo, sentindo a carteira a fumegar grita por Espanha, e corre para Badajoz ansioso pelas bilhas do outro lado da fronteira, não as bilhas de Santo António com cheiro a manjerico e turistas bêbados, mas as de gaz doméstico, já que na terra do Rei que caça elefantes com a amante, o preço é igual aos dos caramelos. No meio de toda esta confusão os caramelos da oposição vão tentando sacar ao Costa algumas gorjetas para os reformados e para os salários de miséria, embora o Leão das finanças rosne a cada dentada na fatia orçamental com medo do tau tau da Europa. E se este País já não sabe se tem um Rio no PSD, dada a oposição embriagada do Rangel, ou se o CDS vai aparecer de trotineta à boleia do Chicão. Pelas Arábias o Rendeiro vai gozando a reforma do BPP enquanto a sua ditosa esposa entrega fotócopias à PJ da obras de arte guardadas na garagem do T0 do Algarve. Esta trapalhada mais parece as comemorações dos 60 anos da Ida à Guerra do Solnado.
Sinto-me um forasteiro nesta crónica, não por estar fora do espectro político mas por ser o único do meu grupo de amigos que ainda não tem a carta de condução. Estava seriamente a pensar em tratar disso este ano mas nestas condições creio que vou revalidar a minha carta de pendura. já que perdi alguns pontos, é o que acontece se adormece ao tabelier.