Maria João Bastos, Ricardo Pereira, Teresa Tavares, Sónia Balacó e Capitão Fausto no Ymotion

por Comunidade Cultura e Arte,    4 Novembro, 2021
Maria João Bastos, Ricardo Pereira, Teresa Tavares, Sónia Balacó e Capitão Fausto no Ymotion
Capitão Fausto / Fotografia de Matilde Travassos
PUB

A 7.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão começa já no dia 8 de novembro com a apresentação do filme “Musgo”, da realizadora famalicense Alexandra Guimarães. O filme já integrou a seleção oficial de inúmeros festivais internacionais e nacionais (Curtas de Vila do Conde, Porto/Post/Doc, Trinidad+Tobago Film Festival..).

Até quinta-feira, dia 11 de novembro, o público poderá assistir de forma gratuita às seis sessões competitivas do festival, compostas por 40 filmes realizados por jovens até aos 35 anos. O júri composto pelos jornalistas Tiago Alves, Ana Markl, Pedro Oliveira, a atriz Benedita Pereira e os realizadores Leonor Teles e Filipe Ruffato premiará os filmes as concorrer pelos oito prémios.

No dia 12 de novembro, o YMOTION apresenta um foco sobre a produtora portuguesa Ukbar Filmes na secção Novíssimo Cinema Português, que inclui uma conversa entre a produtora Pandora da Cunha Telles e o jornalista e a atriz Sónia Balacó. À noite os Capitão Fausto vão dar um showcase e participar numa conversa em torno do seu trabalho com o jornalista e comissário do festival, Rui Pedro Tendinha.

No último dia do festival, sábado 13 de novembro, vão ser apresentadas em exclusivo, as primeiras imagens do filme “Revolta”, a sua primeira obra enquanto realizador, e conta com a presença do realizador e dos atores Ricardo Pereira e Teresa Tavares.

A atriz Maria João Bastos vai ser a grande homenageada da edição deste ano, numa sessão de encerramento marcada pela música dos compositores Ennio Morricone e ao português Bernardo Sassetti, interpretada pelos jovens músicos famalicenses Inês Silva e Pedro Lima.

O YMOTION 2021 realiza-se de 8 a 13 de novembro de 2021 na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos e na Fundação Castro Alves, em Vila Nova de Famalicão. A entrada é gratuita para todo o festival.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados