“O Mais Belo Fim Do Mundo”. José Eduardo Agualusa inaugura exposição de fotografia e literatura em Moçambique
Inaugura hoje, dia 1 de dezembro, no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo (Moçambique), a exposição de fotografia e literatura “O Mais Belo Fim Do Mundo”, da autoria de José Eduardo Agualusa.
A mostra “O Mais Belo Fim Do Mundo” é uma celebração da amizade construída através do amor à língua portuguesa. A língua viaja pelo mundo e com ela também o amor à palavra, tão presente na plasticidade da língua portuguesa, em todos os continentes.
Nesta iniciativa são apresentados dois momentos que têm em comum a fotografia de José Eduardo Agualusa. Num primeiro momento são exibidas imagens da Ilha de Moçambique, onde o autor actualmente vive. Todas as imagens são acompanhadas de um texto do seu amigo escritor moçambicano Mia Couto. Num segundo momento, o público poderá fruir de uma criativa instalação cenográfica que acolhe retratos de vários escritores de Língua Portuguesa registados por Agualusa em diferentes ocasiões, por todo o mundo. O projeto artístico desta exposição esteve a cargo da curadora e editora brasileira Lucia Bertazzo.
A exposição “O Mais Belo Fim do Mundo” estará patente, com entrada livre, até ao dia 12 de fevereiro de 2022, podendo ser visitada de segunda a sábado, entre as 10h e as 17h00, excepto entre 18 de dezembro de 2021 e 15 de janeiro de 2022, em que o Centro estará encerrado.