RTP2 estreia documentário sobre o escritor Juan Tomás Ávila Laurel

por Comunidade Cultura e Arte,    13 Dezembro, 2021
RTP2 estreia documentário sobre o escritor Juan Tomás Ávila Laurel
DR

Uma viagem à Guiné Equatorial com o escritor Juan Tomás Ávila Laurel.

Documentário do cineasta espanhol Marc Serena que revela a realidade da antiga colónia espanhola através do olhar e da obra de Juan Tomás Ávila Laurel, um dos escritores mais traduzidos da Guiné Equatorial que se exilou em Espanha por ter denunciado uma das ditaduras mais duradouras do mundo.

Mais de 50 anos após a independência, conquistada em 1968, a Guiné Equatorial vive sob a ditadura de Teodoro Obiang. Apesar de ter uma das maiores receitas per capita de África, mais da metade da população não tem acesso a água potável. O documentário destaca a indiferença de Espanha para com a sua antiga colónia, mas também a opulência indecente da família de Teodoro Obiang e das pessoas à sua volta, alheias à pobreza de um país onde praticamente não existe nenhuma infraestrutura e, como escreve Ávila Laurel, “os homens pescam em pequenos barcos cuja madeira servirá para o seu caixão”.

Nascido na ilha de Annabón, Juan Tomás Ávila Laurel, volta assim a casa pela mão deste documentário que tem o mérito de entrar num território proscrito. Para acompanhar no serão de amanhã (dia 14), a partir das 23h22, na RTP2.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.