Major Lazer, Timmy Trumpet, Pedro Sampaio, ProfJam, Bispo, Calema e Deejay Telio confirmados no MEO Sudoeste

por Comunidade Cultura e Arte,    24 Janeiro, 2022
Major Lazer, Timmy Trumpet, Pedro Sampaio, ProfJam, Bispo, Calema e Deejay Telio confirmados no MEO Sudoeste
Fotografia de Tijs van Leur / Unsplash

Depois de dois anos de interrupção, a Tribo tem reencontro marcado para o verão de 2022, de 2 a 6 de agosto, com abertura do campismo marcada para o dia 30 de julho. A Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, volta a ser o ponto de encontro de milhares de festivaleiros que procuram a praia, o campismo e a melhor música do momento, para juntar os amigos numa experiência sempre inesquecível. E os primeiros nomes confirmados para celebrar este reencontro são Major Lazer, Timmy Trumpet, Pedro Sampaio, ProfJam, Bispo, Calema e Deejay Telio.  

Os Major Lazer são hoje uns dos gigantes da música eletrónica a nível mundial. Tudo começou em 2008, quando os produtores Diplo e Switch começaram a trabalhar juntos. Os dois conheceram-se por terem trabalhado no primeiro disco da cantora M.I.A. e, depois, também com Santigold. A cumplicidade era evidente e tinha de ser colocada ao serviço da música e dos outros. O primeiro disco da dupla saiu em 2009. “Guns Don’t Kill People… Lazers Do” já tinha alguns dos elementos mais característicos da banda, como a eletrónica cativante e o reggae sempre à espreita. O segundo disco, “Free The Universe”, editado em 2013, continuava nessa senda de sucesso e incluía as participações de algumas estrelas da música de dança como Vybz Kartel, Busy Signal, Mr. Vegas, Nina Sky, Amanda Black, entre outros. O single “Hold the Line” explodiu em todo o mundo, fazendo sucesso em qualquer pista de dança. Em 2012 juntaram-se a Snoop Dogg e editaram o tema “La La La” – a colaboração também se estendeu à produção do disco “Reincarnated” de Snoop Lion, persona de Snoop Dogg. Nessa altura houve uma mudança no projeto: Switch saiu e entraram Jillionaire e Walshy Fire (Jillionaire viria a sair neste ano de 2019, dando lugar a Ape Drums). Em 2015 editaram o seu terceiro disco: “Peace Is The Mission”, onde se encontra o gigantesco hit “Lean On”, com a colaboração de DJ Snake e a voz de MØ. Poucos meses depois voltariam a causar estrondo com o lançamento de mais um tema com sucesso à escala planetária: “Cold Water”, com a participação de Justin Bieber e novamente MØ. E sucessos como esse foram aparecendo naturalmente, uns atrás dos outros, assim como as colaborações com estrelas como Beyoncé, Nicki Minaj ou Ariana Grande. “Music Is the Weapon” é o quarto disco de Major Lazer, editado em 2020. Temas como “Que Calor”, com a participação de J Balvin e El Alfa, mostram como os Major Lazer estão em grande forma e prontos para dar um concerto inesquecível, dia 4 de agostono Palco MEO do MEO Sudoeste.

Timmy Trumpet é um dos mais singulares nomes que podemos encontrar no DJ Mag Top 100. Com vários prémios ganhos e muitos discos vendidos, Timmy é um dos principais produtores e DJs australianos. Com apenas 13 anos, já era considerado como o melhor músico jovem do ano. Entrou para o Conservatório de Sidney e pouco depois já pertencia à All-Star Stage Band, enquanto trompetista, correndo os melhores festivais de jazz de toda a Europa. Essa formação no jazz faz com que as suas produções fujam dos principais clichés da música de dança, conseguindo acrescentar sempre qualquer coisa a quem o ouve. A música house casa na perfeição com o seu trompete, e o som que daí resulta é um tesouro que vale a pena descobrir. Essa singularidade garante-lhe mais de 200 concertos por ano, com passagens por eventos tão míticos como Tomorrowland, Creamfields, Parookaville, Airbeat-One, Balaton Sound, Dance Valley, entre outros. Entre os principais sucessos de Timmy Trumpet estão “Horny”, em colaboração com DJ Tenzin, ou “Freaks”, com o rapper Savage – este foi um autêntico hit na Austrália (e não só), com milhões de audições no Spotify. O seu talento já lhe valeu colaborações com nomes como Hardwell, Steve Aoki, Dimitri Vegas & Like Mike, Afrojack, R3HAB, W&W, ALOK, KSHMR, Vengaboys, Scooter e Carnage, num currículo raro e invejável. O público português anseia por voltar a ouvir Timmy Trumpet ao vivo e essa oportunidade chega já no dia 4 do agosto de 2022, no Palco MEO do MEO Sudoeste.

A jornada começou há pouco tempo, mas Pedro Sampaio já conquistou fãs um pouco por todo o Brasil, e não só. Com um estilo único que mistura hip-hop, eletrónica, pop e funk, é na novidade de sons e combinações sonoras inesperadas que se encontra e se destaca, chamando a atenção de nomes como Cardi B, Diplo, Will.I.Am. Também conhecido pelos seus “LIVE EDIT” transmitidos pelo Youtube, o DJ e produtor adora criar mashups inusitados. Aos 13 anos de idade, Pedro já́ gostava dos “batuques”. Como brincadeira, começou por descobrir o seu talento para a percussão enquanto tocava num… balde. Depois, convenceu o pai a comprar uma série de instrumentos que o incentivaram ainda mais. Até que foi descoberto por Victor Junior quando tocava como DJ numa festa de uma amiga da família. A partir daí começou a dedicar-se cada vez mais a esse seu talento e, aos 17 anos, entrou definitivamente para o grupo de artistas do Dennis DJ. Tem como referências nomes como Diplo, Marshmallow e Dennis, claro. Inspira-se nestes artistas, mas bebe das novidades sonoras que vão surgindo em todo o mundo. No início de 2018 lançou “EITA!”, com o cantor Jhama. O tema foi um sucesso e confirmou as melhores expectativas a propósito de Pedro Sampaio. Recentemente lançou a música “BOTA PRA TREMER”, um tema que tem feito muito sucesso na internet, recebendo a atenção de influencers, youtubers e também do grande público. Esta sensação brasileira passa por Portugal no dia 3 de agosto de 2022, no 24º MEO Sudoeste.

ProfJam tem vindo a desenhar um dos mais personalizados e interessantes percursos artísticos no hip hop nacional, apostando numa postura e uma sonoridade que o colocam num campeonato que é só seu. O rapper começou por dar nas vistas em circuitos paralelos como a Liga Knock Out e estreou-se em 2014 com a mixtape “The Big Banger Theory”. “Mixtakes” foi o passo seguinte, um registo destacado como um dos melhores de 2016 e que incluía outro clássico: “Queq Queres”. Em 2018, o rapper lançou os temas “Yabba” e “Gwapo” (com a participação de Yuzi, um dos artistas da Think Music) e ambos alcançaram números bem expressivos nas plataformas de streaming. A internet tem, aliás, sido um dos principais terrenos da afirmação da arte de ProfJam: “Xamã” e “Mortalhas”, temas lançados em 2017, atingiram milhões de visualizações no YouTube. Com uma escrita intrincada, flows complexos e produções que traduzem o presente e o futuro, ProfJam tem cultivado um estilo muito próprio que se tem feito notar tanto nos seus sucessivos lançamentos, como nos palcos que vai pisando de norte a sul do país. No single “Água de Coco”, ProfJam volta a surpreender com uma escrita cada vez mais elaborada, plena de imaginação. “Água de Coco” foi o primeiro single do muito aguardado disco “#FFFFFF”, editado em 2019 e produzido por Lhast. “#FFFFFF” tem uma história para contar, feita de cores e nuances, feita de sons e palavras, feita de flows e de segundos e terceiros significados. “Só dou à palavra o que eu vejo”, explica o rapper. E com ele, vemos todos nós. Aguarda-se agora novo álbum e o próximo MEO Sudoeste é uma bela oportunidade para ficar a testemunhar ao vivo esta e outras histórias arquitetadas por um dos rappers portugueses do momento – dia 3 de agosto, no Palco MEO.

De Mem Martins para todo o país, Bispo tem conquistado o seu espaço aos poucos, desde que em 2003 decidiu levar a música mais a sério, trabalhando para ser um dos nomes mais relevantes do hip hop português. Depois das mixtapes “Recomeço” e “Passo a Passo”, Bispo lançou “Bispoterapia” em 2014, um EP em colaboração com o produtor “Intakto”. Um ano depois chegou esse muito aguardado primeiro álbum de originais, “Desde a Origem”, que contou com a participação de dois grandes nomes do hip hop português: Sam the Kid e Maze (Dealema). O sucesso foi inevitável, o que resultou em discos vendidos, mais concertos e novas colaborações. E uma dessas colaborações foi com Fumaxa, com quem editou o EP “Fora D’Horas”, um dos momentos altos do hip hop português no ano de 2017. Esse registo revelava um Bispo no topo das capacidades, algo que se viria a confirmar com o lançamento de “NÓS2”, um single que rebentou nas rádios em 2018 e que servia de aperitivo para o que aí vinha da parte do rapper de Mem Martins. Hoje já não restam dúvidas de que Bispo é um dos nomes mais promissores do hip-hop nacional, como ficou evidente no seu último disco: “Mais Antigo”. É um artista cada vez mais maduro aquele que vai pisar o Palco MEO, no dia 6 de agosto de 2022, no 24º MEO Sudoeste.

Mais novidades a anunciar brevemente. Bilhetes à venda em meoblueticket.pt e nos locais habituais.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados