Álbuns com Pó. Jazz canarinho com José Roberto Bertrami
José Roberto Bertrami ficou conhecido por ser o teclista e líder do lendário trio de jazz brasileiro Azymuth. O seu percurso musical, que antecedeu a viagem com os Azymuth, merece hoje destaque na rubrica Álbuns com Pó. Viajamos para 1965. Com apenas dezanove anos, José Roberto grava o seu primeiro disco de estúdio com o grupo Os Tatuís, homenageando a sua cidade natal localizada no estado de São Paulo, cujo nome é Tatuí. No ano seguinte, apresenta José Roberto Trio, completando um ciclo extremamente criativo com dois álbuns de expressões samba jazz e bossa nova, precursores do género. Estes discos são hoje um testemunho da genialidade prodigiosa de um dos músicos mais importantes da história do Brasil, agora reeditados pelo inestimável trabalho da Far Out Recordings.
Nascido em 1946, José Roberto Bertrami era o filho mais velho de uma família de músicos. Tendo descoberto Bill Evans e Miles Davis no início da adolescência, Bertrami começou a canalizar a sua paixão e talento musical para o jazz em vez da música clássica, género musical que o acompanhou nos primeiros anos de vida. O seu amadurecimento coincidiu com a crescente popularidade da bossa nova e pela atração que foi sentido pela vida noturna de São Paulo — juntamente com o seu irmão Cláudio e outros músicos da cena emergente de Tatuí. Essas experiências acabaram por ser fundamentais, levando-o a gravar o seu primeiro álbum: Os Tatuís. Com composições de António Carlos Jobim, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Durval Ferreira e Adilson Godoy, o álbum também contou com uma música composta pelo próprio Bertrami, “A Bossa do Zé Roberto” — uma hipnotizante peça de bossa jazz, primeira prova de que as composições de Bertrami se podiam comparar às dos grandes mencionados acima.
Um ano depois, em 1966, Bertrami voltou ao estúdio, desta vez formando um trio que viria a ser conhecido por José Roberto Trio; novamente com o irmão Cláudio, no contrabaixo, e com Jovito Coluna, na bateria. O disco José Roberto Trio é composto por músicas de Baden Powell, Manfredo Fest, Marcos Valle e do próprio Bertrami. O grupo haveria de tipificar um movimento emergente dentro da bossa nova nos meados dos anos sessenta, com uma abordagem distintamente brasileira ao som do jazz.
Tanto Os Tatuís como José Roberto Trio são agora reeditados pela Far Out Recordings em vinil. Estes álbuns históricos de jazz canarinho apresentam músicas magnificamente executadas por Bertrami e companhia — ricas em complexidade harmónica e engenho rítmico, com uma sonoridade precursora de algumas das fusões futuristas de Bertrami com os Azymuth, mais tarde na sua carreira.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui mensalmente com a rubrica “Álbuns com Pó”, dedicado aos reissues de artistas do passado, alguns deles ainda completamente desconhecidos; e semanalmente com “Hoje à Noite n’O Sótão”.