Livros. Depois de “humanário I”, a autora e artista multidisciplinar Marta Moreira lança “Depois do Medo”
“Depois do Medo” encontra-se em campanha de pré-venda, com data prevista de lançamento em Abril, na cidade de Braga.
Depois de “humanário I”, primeiro volume de um conjunto de contos editado na coleção 12catorze das Edições Húmus (curadoria de Francisco Guedes), Marta Moreira, autora e artista multidisciplinar, lança agora um novo livro, sob a chancela da Editora Urutau.
“Depois do Medo” é um texto dramatúrgico que decorre de um conto homónimo. Depois de ter sido seleccionada na open call da Editora Urutau para obras de ficção, dramaturgia e poe- sia em Portugal, a obra está neste momento em campanha de pré-venda através do site da editora. O lançamento prevê-se em finais de abril, em Braga. Nas palavras da autora, este livro “é quase uma provocação; o que vem depois do medo senão a loucura? Esta peça parte desta interrogação, mas também da recusa do esquecimento forçado que a saturação de informação nos impõe”, assume Marta Moreira em comunicado.
“Hoje é terça. Terça. (Bate com o indicador no quadro.) Ontem foi segunda, são sempre pavorosas as segundas. Segunda-feira é um dia que devia ser abolido. Como todos os começos. A esperança da página em branco, a expectativa… e quando damos por nós, aquela é apenas mais uma semana igual a tantas outras. Aqui as semanas são ainda mais iguais; se não estou atento, perco-lhes o rasto.”
Excerto do “Depois do medo”, livro de Marta Moreira
Quanto a planos para colocar em cena este trabalho, Marta Moreira esclarece que “a peça tem sido objecto de diferentes candidaturas; neste momento está prevista a sua estreia no início de 2023, em co-produção com a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e com encenação de Manuel Tur”, acrescenta ainda a autora e artista multidisciplinar.
Falando do futuro, Marta Moreira refere ainda que se encontra a trabalhar em diversos projectos: na forja estão a primeira obra de ficção longa e outra de poesia, além de diferentes criações no âmbito performativo. Marta Moreira tem-se destacado como criadora multidisciplinar, atravessando diferentes domínios como a Literatura, a Música e a Performance e também como directora artística do colectivo Plataforma do Pandemónio, que fundou a Abril de 2020. É ainda professora do Ensino Artístico Especializado, dirigente sindical no Sindicato de Professores do Norte e editora da PULSAR – uma revista.