Hoje à noite n’O Sótão. Jazz fresco com Jas Kayser
Mais do que outra editora/colectividade, devemos à Jazz Re:freshed a introdução de vários artistas que têm esticado os limites da música jazz. São mais de dez anos a lançar gente como Nubya Garcia, Daniel Casimir, Ashley Henry, Richard Spaven, entre outros, que fazem do selo londrino um dos mais influentes em solo europeu. Acabado de chegar às lojas, Jas 5ive desvenda o aguardado álbum de estreia de Jas Kayser na icónica série 5ive da Jazz Re:freshed, seguindo os passos de nomes importantes como aqueles mencionados acima.
Jas Kayser é uma baterista e compositora de apenas 24 anos formada em Berklee que, em 2021, ganhou o prestigiado Jazz FM’s Breakthrough Act. As expectativas para os seus primeiros trabalhos cresceram ao longo do último ano e o suave Jas 5ive acaba por superá-las com arranjos meditativos, fusões refinadas de jazz e afrobeat e uma produção bem conseguida que faz com que todos os elementos brilhem. Jas 5ive oferece uma reflexão sincera e vocal sobre temas de identidade e autodescoberta, além de navegar por questões pessoais e profundas, que vão desde a infância de Jas até ao ambiente multicultural em que se insere. Juntando-se à incalculável colecção de jazz contemporâneo lançado pela Jazz Re:freshed, Jas Kayser lidera um grupo de músicos soberbos ao longo de cinco faixas que merecem atenção. Disponível em vinil.
E ainda…
Kieron Ifill é um dos produtores mais talentosos da última década, tendo conquistado um respeito ímpar em diferentes quadrantes na cena da música independente. Evoluindo as suas habilidades incríveis, o novo projecto de K15 (heterónimo de Ifill) é composto por duas peças intemporais e sofisticadas de jazz futurístico. Lançado pela Sounds Familiar, a editora volta com a última edição de 7 Inch Nails e nova música do mais alto quilate, como K15 nos habituou. Disponível em vinil, esta é uma peça para coleções intelectualmente adultas.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.