Hugo: o jogo da televisão que se controlava pelo telefone fixo
Jogar videojogos em casa e transmitir a sessão para o mundo, não só se tornou comum, graças a plataformas como a Twitch, o Youtube ou o próprio Facebook, como se transformou numa indústria milionária, com receitas a crescer de ano para ano.
Mas houve uma altura em que jogar para uma audiência potencial de milhares de espectadores, a partir da nossa casa, envolvia recorrer a soluções um pouco mais criativas.
Entre 1996 e 2000 era transmitido diariamente na televisão portuguesa, primeiro na RTP 2 e mais tarde na RTP 1, um concurso que nos permitia fazer precisamente isso: jogar a um pequeno videojogo, sem sairmos de casa, em direto para o todo o país.
O jogo era protagonizado por um troll chamado Hugo que tentava resgatar a família das garras da terrível bruxa Maldiva.
Como em qualquer videojogo que se preze, competia-nos a nós, jogadores, ajudar o Hugo a ser bem sucedido na sua missão, controlando-o através de cenários que iam desde uma linha de caminho de ferro, a uma montanha ou a um avião, entre outros.
No entanto, e ao contrário de um videojogo comum, o Hugo não era controlado pelo comando de consola ou um teclado de computador, mas sim pelas teclas de um telefone fixo convencional, com recurso ao sinal multifrequência DMTF.,
Neste vídeo viaja-se até ao passado para recordar o programa e a tecnologia que estava por detrás deste conceito inusitado, que foi um sucesso um pouco por todo o mundo.