Nove filmes que venceram a Palma de Ouro no Festival de Cannes vão estar em exibição no cinema Medeia Nimas
A 75.ª edição do Festival de Cannes regressa à Croisette de 17 a 28 de Maio e o cinema Medeia Nimas seleccionou 9 filmes que venceram o prémio mais almejado do festival e fizeram a sua história ao longo das últimas 5 décadas.
É um dos maiores prémios do cinema mundial e desperta tantas paixões como ódios, quer no processo da sua atribuição como depois de serem conhecidos os vencedores. Receber a Palma de Ouro é capaz de lançar um filme a nível global (aconteceu em 2019 com Parasitas, de Bong-Joon Ho), e ter sido premiado já tornou conhecidos do grande público autores como Emir Kusturica, Steven Soderbergh ou Jane Campion.
“Os filmes que escolhemos para este ciclo têm hoje uma força maior do que a que tinham no dia em que foram exibidos na Croisette”, pode ler-se num comunicado. A paranóia controladora de Harry Caul, em O Vigilante, anunciava-se há mais de 45 anos como um preâmbulo do estado de vigilância constante em que se vive actualmente. Já a colecção de vídeos de confissões privadas presente em Sexo, Mentiras e Vídeo antecipa a exposição filmada, constante e voluntária, da intimidade nas redes sociais. Títulos como All That Jazz – O Espectáculo Vai Começar ou Paris, Texas são monumentos do seu tempo, capazes de fascinar quer pela mestria das suas imagens como pela nostalgia que inspiram. Obras-primas surreais e irreverentes como Barton Fink, Um Coração Selvagem ou Underground – Era Uma Vez Um País são manifestações incontornáveis de autores cuja obra continua a criar seguidores. E finalmente filmes como A Enguia ou Sono de Invernosão olhares ímpares sobre a natureza das relações humanas e sobre a nossa condição, falível e imperfeita. Uma viagem por mais de quatro décadas de vencedores da Palma de Ouro que nos relembra que celebrar o cinema é celebrar a condição humana.
O Vigilante / The Conversation. Filme de Francis Ford Coppola com Gene Hackman, John Cazale, Allen Garfield, Cindy Williams.
Exibições:
24 Maio, 22h
1 Junho, 21h30
Palma de Ouro, Cannes 1974
Harry Caul, católico devoto, solitário e paranóico, é especialista em vigilância. Um dia apercebe-se que a conversa de um casal que vigiou poderá significar que se encontram em perigo de vida. O sentimento de culpa católica impede-o de entregar a gravação ao cliente que a encomendou. Mas, após uma noite de copos, a gravação é roubada. Um filme à frente do seu tempo, que nos relembra os perigos da vigilância, quer para os que vigiam como para os que são vigiados.
All That Jazz / O Espectáculo Vai Começar. Filme de Bob Fosse com Roy Scheider, Jessica Lange, Ann Reinking, Leland Palmer.
Exibições:
20 Maio, 19h
26 Maio, 17h
Palma de Ouro, Cannes 1979
4 Óscares – Melhor Montagem, Direcção de Arte, Banda Sonora, entre outros
Joe Gideon, coreógrafo, encenador e realizador tenta balançar as preparações do seu próximo musical e a montagem do seu mais recente filme. Mulherengo, fumador crónico e toxicodependente, descobre que tem uma grave doença cardíaca. Ignorando as recomendações médicas e sem energia para lidar com as mulheres à sua volta, Joe vê a vida transformada num caos no qual o passado e o presente se misturam até ao cair do pano final.
Paris, Texas / Filme de de Wim Wenders com Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Dean Stockwell, Hunter Carson.
Exibições:
19 Maio, 21h30
28 Maio, 11h30
Palma de Ouro, Cannes 1984
Prémios BAFTA – Melhor Realização
Travis Henderson, desaparecido durante quatro anos, reaparece no deserto dos EUA, exausto e com amnésia. O seu pequeno filho, Hunter, está à guarda do tio Walt, irmão de Travis. Aos poucos e com apoio de Walt, Travis vai-se recordando da sua vida. E, como estranhos, Travis e Hunter começam a construir uma amizade e a tentar encontrar Jane, ex-mulher de Travis e mãe de Hunter, para trazê-la de volta e formar uma verdadeira família. Um icónico retrato da América, através do olhar de um dos grandes realizadores europeus.
Sexo, Mentiras e Vídeo / Sex, Lies and Videotape. Filme de Steven Soderbergh com James Spader, Andie MacDowell, Peter Gallagher, Laura San Giacomo.
Exibições:
23 Maio, 19h30
29 Maio, 15h30
Palma de Ouro, Cannes 1989
John tem um caso com Cynthia, a irmã da sua mulher, Ann, uma mulher calma que sente repulsa ao toque do marido. Graham, um antigo colega de faculdade de John, aparece para passar uns dias e inicia um estranho relacionamento com Ann, conduzindo-a até ao seu fetiche, gravar mulheres a revelar os seus desejos e fantasias sexuais. Com esta primeira obra, Steven Soderbergh tornou-se o mais jovem vencedor da Palma de Ouro e o panorama do cinema independente americano nunca mais seria o mesmo.
Um Coração Selvagem / Wild at Heart. Filme de de David Lynch com Laura Dern, Nicholas Cage, Willem Dafoe, Diane Ladd.
Exibições:
21 Maio, 21h30
27 Maio, 21h30
Palma de Ouro, Cannes 1990
Sailor Ripley, um fora-da-lei romântico e a sua apaixonada namorada Lula andam em fuga pelo Estados Unidos, tentando escapar a Marietta, a desequilibrada mãe de Lula, que contrata uma série de criminosos para tentar separar o casal a qualquer custo. Ao longo da sua viagem, os dois amantes vão-se apercebendo de que o mundo pode ser um sítio muito perigoso…
Barton Fink / Filme de Joel e Ethan Coen com John Turturro, John Goodman, Judy Davis, John Mahoney.
Exibições:
22 Maio, 21h30
28 Maio, 21h30
Palma de Ouro, Cannes 1991
Barton Fink, um dramaturgo bem-sucedido, instala-se num hotel decrépito em Los Angeles para tentar a sua sorte como argumentista. Perante um bloqueio criativo e uma difícil relação com o patrão do estúdio que o contratou, irá contar com a ajuda de um escritor alcoólico (inspirado em William Faulkner) e da sua secretária, numa sátira surrealista ao antigo sistema de estúdios de Hollywood.
Underground / Underground: Era Uma Vez Um País. Filme de Emir Kusturica com Miki Manojlovic, Lazar Ristovski, Mirjana Jokovic, Slavko Stimac.
Exibições:
21 Maio, 16h
29 Maio, 12h30
Palma de Ouro, Cannes 1995
Em Belgrado, durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de resistentes jugoslavos refugia-se num abrigo subterrâneo para resistir aos bombardeamentos nazis, começando a fabricar armas. Um deles é o único contacto com o exterior e começa a lucrar com o tráfico das armas que fabricam e, décadas depois, continua a afirmar que a guerra continua. “Crónica” da desintegração de um país, Underground valeu a Kusturica a sua segunda Palma de Ouro, dez anos depois de O Pai foi em Viagem de Negócios.
A Enguia / Unagi. Filme de Shôhei Imamura com Fujio Tsuneda, Koji Yakusho, Misa Shimizu, Akira Emoto.
Exibições:
23 Maio, 14h30
Palma de Ouro, Cannes 1997
Um homem de negócios, movido pelo ciúme, assassina a sua mulher adúltera. Depois de sair da cadeia procura refazer a sua vida e abre uma barbearia numa pequena vila, trazendo consigo uma enguia de estimação que criara na prisão e que se torna na sua única companheira. Um dia salva uma mulher do suicídio, o que irá alterar a sua vida.
Sono de Inverno / Kis Uykusu. Filme de de Nuri Bilge Ceylan com Haluk Bilginer, Melisa Sözen, Demet Akbag, Ayberk Pekcan.
Exibições:
22 Maio, 11h
30 Maio, 18h
Palma de Ouro, Cannes 1997; Prémio FIPRESCI
Aydin, um actor reformado, gere um pequeno hotel na Anatólia Central com a jovem esposa Nihal, de quem se tem afastado emocionalmente, e com a irmã Necla, a recuperar de um divórcio recente. No Inverno, quando a neve começa a cobrir a pouco e pouco a estepe, o hotel torna-se no refúgio para todos, tornando-se também no teatro dos seus próprios conflitos… Livremente inspirado em contos de Tchekov, Sono de Inverno é uma das obras-primas de Nuri Bilge Ceylan, o mais importante realizador turco da actualidade.