“Vaca”. Documentário que relata a realidade de uma vaca leiteira estreia esta semana
Estreia hoje, em exclusivo no Cinema Fernando Lopes em Lisboa, o documentário “Vaca” (“Cow”) da realizadora britânica Andrea Arnold, um dos acontecimentos mais falados no Festival de Cannes, onde teve a sua estreia mundial em 2021. A realizadora convida os humanos a ver o mundo pelos olhos de uma vaca e propõe um retrato íntimo e transformador sobre a natureza, e a necessidade do equilíbrio natural entre todos os seres.
“Este filme é um esforço para considerar as vacas. Para nos aproximar delas. Para contemplar a sua beleza e os desafios das suas vidas. Não de forma romântica, mas de forma real. É um filme sobre a realidade de uma vaca leiteira e sobre reconhecer o grande serviço que ela nos presta. Quando olho para a Luma, a nossa vaca, consigo ver todo o mundo nela.”, afirma Andrea Arnold.
O Cinema Fernando Lopes será também o palco de duas sessões especiais com conversa em torno do filme e dos temas da sustentabilidade, da natureza, e da relação entre animais e seres humanos.
Sexta-feira, 13 de Maio pelas 21h
Sessão e conversa com Sandra Duarte Cardoso da SOS Animal e Rita Santos da Animal. Parte das receitas da sessão revertem para as duas associações.
A SOS Animal – Portugal é uma Organização não Governamental Ambiental de âmbito nacional e Associação sem fins lucrativos de proteção animal e ambiental que conta com voluntários e apoiantes em todo o país.
A Animal é uma organização não-governamental de defesa dos direitos fundamentais dos animais não-humanos. Desenvolve campanhas de educação e informação do público acerca dos animais não-humanos, das suas características, necessidades, interesses e direitos fundamentais. Além destas acções de educação, a Animal desenvolve também campanhas de alerta e protesto, investigações especiais e denúncias públicas, trabalho de relações públicas e acções judiciais.
Terça-feira, 17 de Maio pelas 21h
Sessão e conversa com Joana Guerra Tadeu da Ambientalista Imperfeita
Joana Guerra Tadeu é uma activista pela justiça social e climática. Tem uma rubrica nas manhãs da Antena 3, um podcast com conversas, debates e entrevistas sobre sustentabilidade — Ambientalista Imperfeita — e uma comunidade de mais de 20 mil seguidores no Instagram dispostas a fazer mais pelo planeta e pelas pessoas. Cria conteúdos na área da ecologia e do impacto social e dá formações com objetivos de impacto social e ambiental positivos.