Gaspar Noé é um dos realizadores que marca presença em Espinho na edição deste ano do FEST
A maioridade implica responsabilidade, sobretudo num mundo em constante degradação ambiental e humana. A 18ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema é autoconsciente, persistente e realista, mas também sonhadora. Tal como todos os jovens da sua idade, o festival olha para a Humanidade, aponta o dedo ao que está mal e sugere soluções. Após dois anos de pandemia e de procura por alternativas e soluções, o FEST centra-se, totalmente, em Espinho, no Centro Multimeios, no Casino Espinho e no espaço fora de portas FESTival Village, com um programa para todos os gostos e idades.
De entre as dezenas de convidados para o braço profissional do festival, o FEST PRO, há a destacar a presença em Espinho do argentino Gaspar Noé. Ainda nos cinemas com “Vortex”, um incrível estudo sobre a velhice. Gaspar Noé é um dos oradores da secção profissional/indústria do FEST, lado-a-lado com nomes como o do britânico Gary Brown, supervisor de VFX (efeitos visuais) em filmes como “Paddington” ou “Baby Driver”, tendo sido nomeado para Emmy em “Into the Storm” (2009), e que vem ao FEST para um dia dedicado aos efeitos visuais. Uma das mais importantes partes da experiência cinematográfica passa pelo som, por isso o FEST preparou este ano um evento especialíssimo dentro da sua edição, o Sound and Music Hub, que vai trazer nos dias 24 e 25 de junho os maiores nomes do som no cinema à Academia de Música de Espinho. O FEST foi, por exemplo, buscar o norte-americano que neste ano nos impactou com “The Batman”. Will Files é supervisor de som, designer de som e misturador de regravação, e está noutro dos grandes sucessos do momento — “Stranger Things” — onde ganhou um Emmy. Entretanto, também, “damos a hipótese de internacionalização aos atores portugueses com a presença de Caprice Crawford, fundadora e CEO da Crawford Talents, uma agência internacional situada em Berlim e que já representou atores como Orlando Bloom ou Burt Reynolds.”, pode ler-se num comunicado.
Em 2022, a normalidade anormal instala-se no FEST com as sessões especiais de abertura e encerramento. Dois dos filmes mais curiosos dos últimos anos, incluindo o êxito do momento em Espanha — “Lullaby” — um drama emotivo sobre a maternidade descrito por Pedro Almodovár como “a melhor primeira obra espanhola em vários anos”; E, um dos maiores sucessos do Festival de Veneza — “Sundown” — o regresso do mestre Michel Franco num trabalho deveras poderoso, mas subtil, que conta com performances de luxo de Tim Roth e Charlotte Gainsbourg.
A competição “Lince de Ouro” está repleta de grandes títulos com as primeiras obras mais badaladas, imperdíveis e distinguidas do momento. A competição “Lince de Prata” de curtas-metragens nacionais e internacionais apresenta uma das seleções mais intensas de sempre com as subsecções de Ficção, Documentário, Animação e Cinema Experimental não-narrativo.
Um dos grandes focos da programação 2022 do FEST é a Ucrânia, representada na secção “Be Kind Rewind”, inteiramente focada numa extensão do Festival de Odesa. Impedidos de celebrar o seu festival por causa da invasão Russa, o Festival de Odesa expande o seu alcance até Espinho, com esta extensão, que incluiu os grandes vencedores ucranianos dos últimos dois anos. Esta é uma oportunidade única para conhecer os corajosos contornos que tornaram a Ucrânia um alvo do seu vizinho gigante, através do seu cinema, com filmes como “Atlantis” de Valentyn Vasianovych sobre um soldado que sofre de stress pós-traumático numa história premonitória, ou “My Thoughts are Silent” de Antonio Lukich sobre um engenheiro de som e um infortúnio muito grande na sua vida.
A Tunísia assume, igualmente, grande destaque na secção “Flavours of the World”, por se ter tornado numa referência no Norte de África como nação pioneira da Primavera Árabe. O que muitos não sabem é que se tornou, ainda, numa das cenas cinematográficas visionárias da região.
Com uma mistura de regressos e nomes frescos, este ano, o “Grande Prémio Nacional” é um autêntico festim de cinema local. O futuro do cinema português está em Espinho, através da visão de jovens artistas como Guilherme Daniel, Débora Gonçalves ou o espinhense Hugo Sousa, entre muitos outros.
As escolas não podiam deixar de estar presentes. O FEST aposta forte em 6 programas de curtas. O NEXXT 2022 apresenta o que de melhor se faz pelas mais conceituadas escolas de cinema do mundo inteiro. A seleção inclui trabalhos de instituições de renome como a “La Femis”, a “Film Akademie Wien” ou a “FAMU”, entre outras.
Regressam, também, o FESTinha, secção para crianças e adolescentes, e as sessões de cinema ao ar livre no FESTival Village com um programa próprio de cinema ao ar livre, que reflete o tema do ano: “O Amor”. Contudo, não se esperam comédias românticas ditas normais, já que o programa está repleto de diferentes visões do amor pela voz de alguns dos grandes mestres do cinema, de Wim Wenders a Christian Petzold, passando por algumas curtas de comédia provocadoras.
Para os mais aventureiros, o FEST tem a seção ECOS, com o objetivo descobrir novos discursos cinematográficos, bem como, os novos trabalhos de autores selecionados em edições anteriores, de Andreas Kessler a Mansour Forouzesh ou Susana Ramalho Marques.
Para que seja mais fácil vir ao FEST, continua a parceria com a CP – Comboios de Portugal. De 20 a 27 de junho, a CP leva-o ao FEST com um bilhete especial de 2 euros, ida e volta, nos Comboios Urbanos do Porto, linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Marco. Entre os dias 19 e 28 de junho, poderá usufruir de um desconto de 30%, nas viagens ida e volta, nos serviços Intercidades, InterRegional e ida no serviço Celta.