Emirados Árabes Unidos proíbem filme “Buzz Lightyear” por incluir beijo entre duas mulheres
A aventura de ação e ficção científica que apresenta a história da origem de “Buzz Lightyear”, da Disney e Pixar, estreia em exclusivo nos cinemas a 16 de Junho e foi agora proibido nos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com a agência Associated Press, a longa-metragem que custou mais de 190 milhões de euros apresenta uma personagem feminina que está numa relação com outra mulher. E, segundo divulgou o Escritório de Regulação dos Meios de Comunicação Social dos Emirados Árabes Unidos, na sua conta oficial de Twitter, “O filme de animação “Buzz Lightyear”, com estreia prevista para 16 de Junho, não está autorizado a ser exibido em nenhum cinema dos Emirados Árabes Unidos, devido à violação das normas relacionadas ao conteúdo mediático em vigor no país.”, pode ler-se.
Segundo a revista Variety, a mesma cena, que envolve também um beijo entre duas mulheres, chegou mesmo a ser cortada do filme. No entanto, na semana passada, e na sequência de discussões entre profissionais da Pixar, a cena voltou a ser reintegrada no filme.
Ainda segundo o Escritório de Regulação dos Meios de Comunicação Social dos Emirados Árabes Unidos, órgão que também está vinculado ao ministério da Cultura e Juventude, todos os filmes “estão sujeitos ao monitorização e avaliação antes da data de projeção ao público, de forma a garantir que os conteúdos difundidos estejam adequados à classificação etária“. No entanto, a proibição de exibição de “Buzz Lightyear” acontece seis meses depois dos Emirados Árabes Unidos assumirem que iam parar de censurar estreias cinematográficas e de anunciarem uma classificação etária de mais de 21 anos para filmes que classificassem para público adulto, revela ainda a Associated Press.
O filme apresenta as vozes de Chris Evans como Buzz Lightyear, o talentoso Ranger do Espaço, Uzo Aduba como o seu comandante, Alisha Hawthorne como o seu melhor amigo e Peter Sohn como Sox, o gato robot. Keke Palmer, Taika Waititi e Dale Soules dão a voz a Izzy Hawthorne, Mo Morrison e Darby Steel, respetivamente, como recrutas da Patrulha Zap Júnior e James Brolin pode ser ouvido como o enigmático Zurg.
Realizado por Angus MacLane (co-realizador de “À Procura de Dory”), produzido por Galyn Susman (“Toy Story That Time Forgot”) e com banda sonora do premiado compositor Michael Giacchino (“The Batman”, “Up – Altamente!”) o filme estreia esta semana nos cinemas portugueses.