Primeira edição do Festival de Jazz Bernardo Sassetti começa esta semana
Loulé recebe a primeira edição do Festival de Jazz Bernardo Sassetti, de 28 a 31 de Julho.
A primeira edição do Festival de Jazz Bernardo Sassetti, organizado pela Casa Bernardo Sassetti, arranca já amanhã (dia 28), em Loulé. Com concertos na Cerca do Convento do Espírito Santo e Jam sessions no Bar Bafo de Baco, o evento recebe, até 31 de julho, vários nomes reconhecidos do Jazz.
Na sexta-feira, 29 de julho, sobem ao palco da Cerca do Convento o Mário Barreiros Quarteto, pelas 21h00, e Salvador Sobral, às 22h00.
Por motivos de doença, o concerto da cantora americana Rebecca Martin, agendado para sábado, 30 de julho, foi cancelado, pelo que a Orquestra Jazz de Matosinhos far-se-á acompanhar pela cantora Manuela Azevedo, num espetáculo imperdível que terá início às 22h00. Antes desta atuação, pelas 21h00, sobe ao palco o Mané Fernandes Trio.
Por fim, no domingo, 31 de julho, o festival encerra com Daniel Bernardes a tocar Bernardo Sassetti a solo, às 21h00, e com o concerto do Trio Jazz Loulé, acompanhado por João Moreira, às 22h00.
Já as Jam sessions acontecem no Bar Bafo de Baco, às 23h30, cujos sets de abertura estarão a cargo de Clara Lacerda Trio (28 de julho), Hugo Lobo Trio (29 de julho), Guilherme Fradinho Trio (30 de julho) e o Léo Vrillaud Trio (31 de julho).
O Festival de Jazz Bernardo Sassetti tem a particularidade de ser itinerante, garantindo que cada edição anual decorre numa cidade diferente e envolve a totalidade do município como a autarquia, o teatro local, o conservatório e músicos de jazz da região em causa. Nesta primeira edição, o evento decorre em colaboração com o já conhecido Loulé Jazz e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Casa da Cultura de Loulé, do Cineteatro Louletano e Conservatório de Música de Loulé.
“Este festival é a concretização de uma ideia de há muito tempo para homenagear o Bernardo e todo o trabalho que construiu. Com este evento, além de conseguirmos continuar a promover a música Jazz em Portugal, contribuímos também para o aumento da formação nesta área. Tal só é possível através de todo o apoio municipal e da colaboração do Loulé Jazz que gentilmente cedeu o seu evento para podermos realizar aquele que acreditamos que será o primeiro Festival de Jazz Bernardo Sassetti de muitos”, sublinha Inês Laginha, Diretora Artística da Casa Bernardo Sassetti.
O evento conta ainda com uma componente formativa através de um workshop associado ao Festival, direcionado para jovens músicos dos 13 aos 18 anos, que se iniciou no dia 25 de julho, com a Direção Pedagógica do pianista Daniel Bernardes e o apoio do saxofonista João Mortágua. O resultado do trabalho desenvolvido ao longo da semana será apresentado este domingo às 17h no Cineteatro Louletano.