Trinh T. Minh-ha, Manthia Diawara e Byung-Chul Han vão estar no Cinema Batalha no Porto

por Rui André Soares,    29 Setembro, 2022
Trinh T. Minh-ha, Manthia Diawara e Byung-Chul Han vão estar no Cinema Batalha no Porto
Byung-Chul Han / via IMDB
PUB

O Cinema Batalha foi arrendado pela Câmara Municipal do Porto durante 25 anos à família Neves Real, proprietária do edifício, e reabre a 9 de Dezembro, após obras de reabilitação que custaram 5,1 milhões de euros.

Mais do que uma sala de cinema, pertence à memória colectiva da cidade e é um dos seus principais elementos identitários“, realçou Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, durante a apresentação da programação do Cinema Batalha. “Combinando filmes contemporâneos com cinema clássico coloca-se no centro do programa a ideia de que o próprio tempo poderá ser uma mera ficção, na construção das sociedades“, pode ler-se também no caderno inaugural do Batalha.

Rui Moreira e Guilherme Blanc / Rui André Soares – CCA

Entre as inúmeras actividades anunciadas na conferência de imprensa de apresentação da programação do Cinema Batalha, onde Rui Moreira e Guilherme Blanc, Director Artístico do Batalha Centro de Cinema, fizeram as honras da casa, foi revelado o ciclo “A Minha História de Cinema”, que acontecerá de Fevereiro a Abril de 2023. Os primeiros convidados deste ciclo são a cineasta e professora Trinh T. Minh-ha (Vietname), o escritor e cineasta Manthia Diawara (Mali) e ainda o filósofo e professor Byung-Chul Han (Coreia do Sul), que, anunciou Guilherme Blanc, fará no Batalha uma das primeiras apresentações do filme que realizou.

A primeira edição deste ciclo “será dedicada a pessoas que desenvolvem investigação e produção escrita em várias áreas do pensamento — tais como estudos de género, estudos culturais negros, política cultural, pós-colonialismo, retórica, filosofia e que ligam essas práticas à realização de filmes“, pode ler-se no programa do Cinema Batalha.

Os ciclos vão permitir-nos aprofundar a dimensão discursiva e de pensamento que vamos querer estimular no Batalha e ter uma grande amplitude formal e de linguagens”, explicou Guilherme Blanc na conferência de imprensa.

Embora ainda não se saibam as datas concretas, já se sabe que Trinh T. Minh-ha será a convidada de Fevereiro, Manthia Diawara será o convidado de Março e Byung-Chul Han será o convidado de Abril.

Os bilhetes normais do Cinema Batalha terão um custo de 5 euros, o bilhete tripass custará 3,75 euros, bilhete cartão porto, famílias, estudantes, +65 anos e desempregados terão acesso a bilhetes de custo reduzido no valor de 2,5 euros.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados