Fundação Bienal de Arte de Cerveira promove programa dedicado ao projeto “Viagem pelo Esquecimento”
A instalação artística é da autoria de Ana Mesquita, João Gil e Mia Couto e integra a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira.
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira vai promover, nos dias 14 e 15 de outubro, um programa dedicado ao projeto artístico “Viagem pelo Esquecimento”. O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, vai marcar presença no evento esta sexta-feira, às 14h30, numa conversa dedicada à comunidade escolar.
Na próxima sexta-feira e sábado, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) promove um programa inteiramente dedicado ao projeto artístico “Viagem pelo Esquecimento”, que contará com a presença dos artistas Ana Mesquita e João Gil. O objetivo é a criação de momentos de diálogo e partilha com a comunidade escolar e o público em geral.
O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, vai participar no evento na próxima sexta-feira, às 14h30, numa conversa com os artistas e cerca de 150 jovens do ensino secundário. A sessão será seguida de uma visita oficial à XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira.
Já no sábado, 15 de outubro, pelas 17h00, o programa será alargado ao público em geral, com uma tertúlia sobre o projeto artístico, moderada pela diretora artística, Helena Mendes Pereira. O evento terá transmissão em direto nas redes sociais da FBAC.
Recorde-se que a instalação artística “Viagem pelo Esquecimento” apresenta um encontro entre três diferentes formas de arte – videoarte de Ana Mesquita, a música de João Gil e a poesia de Mia Couto e percorre os passos daquela que foi a nossa pegada humana.
Trata-se de um filme tríptico, dividido em 12 temas, que convida o público a viajar pelas mais delicadas facetas da História, num constante apelo à memória do que fomos enquanto Humanidade, em relação às mulheres, aos escravos, aos antepassados, aos migrantes, ao Planeta, às Cidades, à Vida e ao Amor.
O projeto conta com banda sonora de João Gil e arranjos de Luís Figueiredo, 12 poemas inéditos de Mia Couto – ditos por vozes como a dos músicos Maria Bethânia, Manuela Azevedo, Carlão e João Gil, dos atores Diogo Infante e Natália Luiza e do radialista Fernando Alves, às quais se juntam Ana Mesquita e João Gil –, e a videoarte de fotógrafos e cineastas como Ana Mesquita, Isabel Nolasco, Maria João Rodrigues, Mariana Teixeira, António Proença de Carvalho, Henrique Blanc, Pedro Senna Nunes, Sebastião Albuquerque e Vasco Pinhol.
A instalação artística integra a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira que permanece de portas abertas até 31 de dezembro sob o tema “WE MUST TAKE ACTION/ DEVEMOS AGIR”. O evento conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Programa
14 de outubro, sexta-feira
14h30: Conversa dedicada à comunidade escolar com os artistas da obra “Viagem pelo Esquecimento” (Ana Mesquita e João Gil)
– Abertura: Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Rui Teixeira
– Conversa com os artistas Ana Mesquita e João Gil, moderada por Helena Mendes Pereira
– Encerramento: Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva
16h00: Visita do Ministro da Cultura à XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (polo expositivo do Fórum Cultural de Cerveira)
15 de outubro, sábado
17h00: Tertúlia sobre a “Viagem pelo Esquecimento” com a presença dos artistas Ana Mesquita e João Gil e moderação de Helena Mendes Pereira
Conteúdo patrocinado por Fundação Bienal de Arte de Cerveira.