“Desassossego”. Nova série do Fumaça abordará a saúde e doença mental, terá 13 episódios e estreia este mês
Nova série do Fumaça (recorda esta entrevista), podcast de jornalismo de investigação português, será lançada a 24 de Novembro e demorou cerca de dois anos a ser concluída.
“Nesta série, estão investidas muitas, muitas horas de pesquisa, de escrita, de trabalho de áudio e composição de banda sonora, muitos livros, muitas entrevistas, muitas discussões, muita ansiedade e muitas lágrimas também“, assume a jornalista Margarida David Cardoso na newsletter do Fumaça. “Quando, em 2020, começamos a fazer um trabalho sobre saúde e doença mental, a ideia estava longe de ser esta — a de uma série com 13 episódios, que se prolongou por mais de dois anos. Pensei que seriam três meses de gravações e de escrita, e passávamos ao próximo tema. Mas fomos-nos afundando neste“, refere a jornalista no mesmo texto.
“Desassossego” é uma série longa, tem treze episódios, é densa e está dividida em três partes: “é uma série longa e densa, dividida em três momentos: um prólogo (com cinco histórias pessoais), um momento narrativo (com sete episódios) e um epílogo. Em grande parte dela, tentamos tirar fotografias às promessas, capacidades e insuficiências dos cuidados públicos de saúde mental. Olhamos para a forma como, durante anos, um plano para revolucionar o acesso espreitou desde a gaveta de vários governos. E como o seu atraso afetou e afeta doentes, famílias e profissionais“, diz Margarida David Cardoso.
Os treze episódios serão lançados semanalmente, no entanto, quem fizer parte da Comunidade Fumaça terá acesso a todos os episódios mais cedo, sem ter de esperar pela semana seguinte.
Em novembro de 2021, o Fumaça recebeu uma nova bolsa da Open Society Foundations (OSF), no valor de 170 mil euros. Este foi o quarto apoio financeiro dado pela fundação ao órgão de comunicação social português. É de relembrar ainda que a Comunidade Cultura e Arte é parceira de comunicação do Fumaça.