Documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas” estreia esta semana no Cinema São Jorge. A entrada é gratuita

por Comunidade Cultura e Arte,    14 Novembro, 2022
Documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas” estreia esta semana no Cinema São Jorge. A entrada é gratuita
“Novíssimas Cartas Portuguesas”

A entrada é gratuita e tem de ser feito o levantamento do bilhete na bilheteira.

As “Novas Cartas Portuguesas”, da autoria de Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno (As Três Marias), é um dos livros mais importantes alguma vez escritos em Portugal, tendo inspirado a primeira luta feminista internacional.

O documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas” volta às protagonistas iniciais com entrevistas inéditas a Maria Teresa Horta, Helena Neves ou Ana Campos e discute as novas fronteiras do que é ser mulher, entrevistando Rita Rato, Sara Barros Leitão, mulheres trans, mulheres negras e jovens.

“Novíssimas Cartas Portuguesas”

“Novíssimas Cartas Portuguesas”, um documentário da produtora Irina Pampim e da professora Cecília Honório, traz um olhar sobre os feminismos do séc. XXI usando as lentes dessa obra que inspirou Simone de Beauvoir, Marguerite Duras e gerações de feministas.

“O julgamento das Três Marias foi o primeiro momento do movimento feminista português com projecção internacional. Agitou as águas estagnadas da ditadura e foi um grito ensurdecedor para o mundo. Que impacto teve a obra pela qual foram julgadas? Quão diferentes são as nossas vidas hoje? No 50.º aniversário do livro, o documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas” celebra a obra, a coragem e as mulheres. Todas as mulheres.”

Sinopse do filme

O filme estreia assim no Festival Olhares do Mediterrâneo, Women’s Film Fest, com uma sessão especial comemorativa no dia 19 de Novembro, às 12h, no Cinema São Jorge.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.