Documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas” estreia esta semana no Cinema São Jorge. A entrada é gratuita
A entrada é gratuita e tem de ser feito o levantamento do bilhete na bilheteira.
As “Novas Cartas Portuguesas”, da autoria de Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno (As Três Marias), é um dos livros mais importantes alguma vez escritos em Portugal, tendo inspirado a primeira luta feminista internacional.
O documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas” volta às protagonistas iniciais com entrevistas inéditas a Maria Teresa Horta, Helena Neves ou Ana Campos e discute as novas fronteiras do que é ser mulher, entrevistando Rita Rato, Sara Barros Leitão, mulheres trans, mulheres negras e jovens.
“Novíssimas Cartas Portuguesas”, um documentário da produtora Irina Pampim e da professora Cecília Honório, traz um olhar sobre os feminismos do séc. XXI usando as lentes dessa obra que inspirou Simone de Beauvoir, Marguerite Duras e gerações de feministas.
“O julgamento das Três Marias foi o primeiro momento do movimento feminista português com projecção internacional. Agitou as águas estagnadas da ditadura e foi um grito ensurdecedor para o mundo. Que impacto teve a obra pela qual foram julgadas? Quão diferentes são as nossas vidas hoje? No 50.º aniversário do livro, o documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas” celebra a obra, a coragem e as mulheres. Todas as mulheres.”
Sinopse do filme
O filme estreia assim no Festival Olhares do Mediterrâneo, Women’s Film Fest, com uma sessão especial comemorativa no dia 19 de Novembro, às 12h, no Cinema São Jorge.