Está de regresso o InShadow – Lisbon Screendance Festival com filmes de 28 países sobre vídeo-dança, documentário e animação
O InShadow – Lisbon Screendance Festival está de regresso para a 14.ª Edição, até ao dia 15 de dezembro na cidade de Lisboa. Este ano, o festival apresenta-se com uma diversidade de propostas e encontros entre a dança, cinema e tecnologia que contará com a presença de filmes provenientes de 28 países em competição nas categorias de vídeo-dança, documentário e animação.
O festival apresenta-se em vários espaços desde a Cinemateca Portuguesa, Biblioteca de Alcântara, Espaço Cultural Mercês, Espaço Santa Catarina, Cisterna e Galeria da Faculdade de Belas Artes, Galeria Note, Escola Superior de Dança e Teatro do Bairro.
Em destaque, a nossa programação na Cinemateca Portuguesa, a decorrer nos dias 23, 25 e 26 de novembro com três sessões documentais sobre um olhar renovado sobre o processo artístico e criativo de coreógrafos no mundo da dança moderna: Why We Fight?, de Alain Platel e Mirjam Devriendt, no dia 23 de novembro às 19h30. Autopsy: A Journey of a Creation, de Henrique Pina – com destaque sobre o processo de Olga Roriz e Irmãos, de Miguel C. Tavares – focando-se no processo de Victor Hugo Pontes, terão uma sessão conjunta no dia 25 de novembro às 19h30. No dia 26 de novembro, teremos uma sessão com o documentário Have Come to Read the Night, de Manuel Fernández-Valdés, às 19h30. (Bilhetes à venda)
Haverá no dia 29 de novembro a inauguração de uma exposição coletiva com artistas emergentes no Espaço Santa Catarina às 19h e que estará patente até ao dia 13 de dezembro, com instalações de vídeo-dança. No dia 5 de dezembro, segue-se a abertura de mais um espaço expositivo do InShadow, com a Performance/Exposição Pose, de Joaquim Leal, Joana Franco e Lara Maia e no dia 13 de dezembro a performance musical Echo, de Sílvio Rosado.
As Competições Internacionais de vídeo-dança, documentário e animação terá início no dia 6 de dezembro com sessões durante a tarde e noite, com entrega de prémios no dia 10 de dezembro, no Teatro do Bairro (com entrada gratuita mediante reserva).
InShadow – Lisbon Screendance Festival destaca-se internacional na área do vídeo-dança e performance, assumindo um caminho essencialmente de risco no cruzamento de áreas artísticas do corpo e da imagem.
Conteúdo patrocinado por Associação Vo”arte.